A essência do líder

0
16



A editora Campus-Elsevier traz ao Brasil a edição atualizada do livro “A essência do líder”. A publicação traz histórias sobre líderes e suas trajetórias até o poder. O autor Warren Bennis define o que é liderança e oferece um guia para profissionais de todos os setores. Bennis defende que os líderes não nascem líderes e sim se tornam. O livro destaca as características mais importantes para os líderes e ressalta o talento para se adaptar a novas situações que o mercado exigir. O autor mostra que entre muitas, os líderes têm quatro competências essenciais.

 

“Primeiro, são capazes de arregimentar os outros ao criar um sentido compartilhado. Eles têm uma visão, e são capazes de convencer as pessoas a abraçar como delas essa visão. Segundo, todo líder autêntico tem voz própria. A terceira qualidade que todo líder de verdade precisa ter é integridade. Mas a única competência que, hoje me dou conta, é absolutamente essencial para líderes – a competência base – é a capacidade adaptativa. A capacidade adaptativa é o que permite que os líderes reajam de forma rápida e inteligente à inexorável mudança”, afirma o autor.

 

A capacidade adaptativa permite aos líderes de hoje agir e então avaliar o resultado de suas ações, em vez de terem de se basear no modelo tradicional de tomada de decisão. Os líderes de hoje sabem que a velocidade faz parte da essência e que, muitas vezes, têm de agir antes que todos os dados entrem na equação. Eles têm de avaliar os resultados de suas ações, corrigir o curso e agir rapidamente mais uma vez.

 

Não é possível apenas gerenciar, é preciso liderar. O autor ressalta que o principal objetivo da liderança é a criação de uma comunidade humana mantida coesa pelos laços de um propósito comum. Inevitavelmente, as organizações e seus líderes lidam com a natureza humana, motivo pelo qual valores, compromissos, convicções e até mesmo paixões são elementos básicos em qualquer organização.

 

Ficha Técnica
Livro: A Essência do Líder
Autor: Warren Bennis
Editora: Campus- Elsevier
Páginas: 248
Preço: R$ 69,90

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorConquista de novos clientes
Próximo artigoA mentalidade Lean no varejo