O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

A unificação de mensagens por voz, fax e e-mail

“Soluções Completas de Unificação de Mensagens, Vantagens e Facilidades” foi o tema da palestra de Ricardo de Figueiredo Caldas, diretor da Telemikro, empresa de Brasília que fornece solução de CTI, no Congresso CT Expo.

Conceituando unificação de mensagens, Ricardo explicou que “é a técnica de juntar em um único repositório as mensagens de voz, fax e e-mail, possibilitando seu armazenamento e recuperação, através de um telefone ou de um computador com acesso à LAN ou Internet”.

A unificação de mensagem começou há 5 anos, sendo que algumas empresas começaram, há 3 anos, a fazer isso de forma completa. “Este ano, o mercado vem apontando um crescimento explosivo dessa técnica”, assegurou o diretor da Telemikro, citando dados do IDC, referentes aos Estados Unidos, que comprovam a tendência.

Em 1998, existiam 35 mil caixas postais de unificação de mensagens. Para 2003, este número deverá subir para 25,4 milhões, de acordo com projeção efetuada. A receita proveniente dos usuários foi de US$ 7,6 milhões, em 1998, e estima-se que chegará a US$ 1,9 bilhão em 2003. Os principais players mundiais são AVT, Ericsson, NEC, Nortel, Lucent, Active Voice e Cisco.

Tratando do seu funcionamento, Ricardo disse que é possível, em uma única pasta, armazenar mensagens de voz, fax e e-mail. Ao chegar o fax, o usuário pode visualizar a mensagem na tela do seu micro, podendo fazer anotações no envelope do fax, imprimi-lo, encaminha-lo ou guardar em pasta específica. E o mesmo acontece com a mensagem de voz, que fica disponível no outlook, e ainda pode ser ouvida na interface multimídia do computador.

Também através da caixa postal do celular o usuário tem acesso às suas mensagens. No caso de fax, ele ouvirá as informações que estão no envelope (data, assunto), e em se tratando de e-mail ele ouvirá a mensagem por conversão de texto para fala. Se quiser, poderá responder o e-mail inclusive por mensagem de voz.

“Em qualquer hora, de qualquer lugar, a pessoa acessa suas mensagens, o que traz mais comodidade aos funcionários da empresa”, considerou Ricardo, dizendo que, em função da unificação de mensagens, as máquinas de fax estão se tornando impressoras..

Segundo ele, essa unificação se justifica quando há plataforma de message, mas que também pode ser um browser na Internet. A plataforma de unificação de mensagens pode ter diversos ambientes, sendo integradas a servidores de fax, de e-mail, havendo integração com quase todos os PABXs existentes no mercado. A unificação pode ser baseada no cliente ou servidor, e o networking é compatível com o padrão VPIM.

Ricardo de Figueiredo destacou a economia com o usuário no escritório, os ganhos de produtividade e tempo e o aumento da responsividade como os maiores benefícios proporcionados por tais ferramentas.

“Uma empresa com 200 usuários, 20 externos, terá um custo de US$ 50 mil com o sistema. Investimento este que poderá ser pago em menos de um ano”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima