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Aeroporto na Colômbia adota IA para melhorar experiência de passageiros

Novo chatbot do Aeroporto Internacional El Dorado alcançou 99% de satisfação do cliente

A Botmaker, plataforma especializada em soluções de conversação baseadas em IA, anunciou a implementação, para o Aeroporto Internacional El Dorado, principal aeroporto da Colômbia situado na cidade de Bogotá, de uma nova estratégia de engajamento automatizado de passageiros omnichannel baseada no mecanismo de Inteligência Artificial da empresa. “Com o objetivo de revolucionar a experiência de mais de 40 milhões de pessoas que viajam pelo terminal aéreo mais importante da América do Sul em volume de passageiros, a Botmaker desenvolveu em sua plataforma nativa o DoraBot, um assistente virtual no WhatsApp que interage com os passageiros em seu canal de comunicação preferido de forma automatizada”, informou Natalia Caballero, country manager da Botmaker na Colômbia .

De acordo com a executiva, “a primeira capacidade do DoraBot foi gerenciar uma árvore de conversação de mais de 1000 perguntas para ajudar os passageiros. O próximo passo foi fundamental: o bot foi integrado ao sistema de voos do aeroporto, algo que permite aos passageiros verificarem o status do voo, horário de partida, portão de embarque, entre outros dados relevantes. Os visitantes também podem inserir as informações de seus voos para receberem notificações e se manterem atualizados”.

Posteriormente, segundo ela, foram adicionadas integrações a outros sistemas aeroportuários e plataformas externas, para que os visitantes também possam verificar em tempo real a capacidade do estacionamento do aeroporto, saber os tempos de espera nas filas de segurança e até mesmo reservar serviços de transporte autorizados no momento ou no futuro.

“O DoraBot é um concierge que auxilia o passageiro em todos os processos que estão dentro do aeroporto. Nós o criamos do zero e em muito pouco tempo graças ao apoio da Botmaker e estamos muito satisfeitos. Eles são muito ágeis com as solicitações que fazemos e estão sempre dispostos a nos ajudar a resolver qualquer inconveniente que possa surgir. O aeroporto El Dorado, mais do que fornecedores, está procurando aliados estratégicos e isso é o que a Botmaker é para nós”, comentou Juan David Micolta Rodríguez, chefe de transformação digital e inovação do Aeroporto Internacional El Dorado.

Em todos os momentos, o mecanismo de inteligência artificial da Botmaker permite que o DoraBot entenda o contexto da conversa e ofereça automaticamente informações em tempo real em linguagem natural. Um exemplo disso são as sugestões e recomendações personalizadas oferecidas, com base nos desejos de consumo expressos pelos passageiros, uma funcionalidade muito apreciada.

“O DoraBot alcançou a adoção em massa aumentando as conversas a taxas de dois dígitos, substituindo canais tradicionais como o aplicativo e o contact center e, o mais importante, 99% dos passageiros que usaram a ferramenta indicaram em pesquisas que estavam satisfeitos com seu desempenho. Não vamos ficar parados, e seguimos com mais desenvolvimentos para este ano, incluindo informações sobre sala de amamentação, novos idiomas, possibilidade de localização de lojas e integração com objetivos perdidos, entre outros”, finalizou Caballero.

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