Apoio e carinho às futuras mães

0
2
A gravidez é uma época de muitas mudanças na vida de qualquer mulher. Apesar de leis trabalhistas que apoiam as mulheres grávidas, muitas ficam inseguras sobre o futuro da vida profissional depois que o bebê nascer. Pensando nisso, desde 2013, a Flex oferece duas vezes ao ano o Projeto Bebê Vindo, destinado a gestantes de todos os níveis hierárquicos a fim de prepará-las psicologicamente para a maternidade. O projeto é dividido em quatro dias de palestras que incluem temas como acompanhamento da gestação e pré-natal, aleitamento materno e cuidado com recém-nascido, aspectos legais da gestação e aspectos psicológicos.
A ideia é oferecer aconselhamento e conhecimento com profissionais como enfermeiros, médicos e colaboradores do departamento jurídico da própria Flex. “Sair de licença maternidade pode ser uma razão para deixar as mulheres inseguras e com medo de perderem seu espaço dentro da empresa, mas como a Flex se preocupa em informá-las da melhor maneira possível sobre todos os aspectos de sua condição, seja sobre cuidados antes de o bebê nascer, seja o retorno ao trabalho, elas se sentem orientadas e acolhidas, então o feedback sobre o programa é muito positivo”, explica Luciana Zabot, superintendente da RH da Flex.
Segundo a superintendente, o projeto trabalha muito a questão emocional e as gestantes acabam formando um grupo de apoio depois que o ciclo de palestras termina, porque se reconhecem umas nas outras e trocam outras dicas sobre a maternidade. “As futuras mamães sempre dizem que gostariam de mais palestras, de tão positivo que elas acham o projeto. É uma sensação de sensibilidade e reconhecimento da Flex, além da cumplicidade que elas sentem umas em relação às outras.” Além das palestras e informações passadas pela empresa para as gestantes, a Flex também incentiva as novas mamães a não abandonarem o emprego depois do nascimento dos filhos, com o incentivo de auxílio-creche.