Empresa está terminando a transferência dos últimos processos que vinham sendo mantidos em um provedor fora do país
A ASC Brazil, especializada em soluções de atendimento omnichannel para médias e grandes empresas, está concluindo a repatriação de seus processos operacionais para o serviço brasileiro de data center em nuvem da Eveo. A transferência se iniciou há três anos, mas uma pequena parte dos processos se mantinha no provedor internacional, seguindo uma trilha de migração planejada.
Até o final deste ano, a Eveo passará a suportar 100% da infraestrutura da ASC, que atualmente responde por 106 milhões de atendimentos anuais por meio de canais inteligentes. Em todo o Brasil, empresas de vários segmentos usam chatbots e robôs humanoides da ASC, incluindo a sua própria assistente, o bot Sofia. As soluções também empregam a tecnologia de robôs das bigtechs, como o Watson, da IBM; o Dialogflow, do Google; e o bot Luis, da Microsoft.
O uso de infraestrutura em nuvem pela ASC remonta há cerca de 10 anos. Inicialmente, porém, a empresa seguiu a tendência, então vigente, de se contratar data centers localizados em países estrangeiros. Em parte, por haver, àquela época, uma situação cambial e fiscal propícia ao provedor instalado fora do país. Naquele período, a moeda norte-americana flutuou, durante anos, em torno de três reais.
Além disto, o volume de processamento, storage e interações de suporte, exigidos para a sua operação, não tinha ainda o nível de criticidade como o que emergiu após a popularização dos chatbots. Com o avanço das operações, a ASC constatou uma perda de agilidade por não possuir, com o provedor estrangeiro, o acesso a um suporte personalizado. “O apoio apenas genérico e em inglês se tornou insuficiente quando nossas operações cresceram e ficaram mais complexas. Outro motivador da mudança foi a redefinição tarifária e fiscal para a importação desses serviços. Com as políticas atuais para a área, a contratação de um provedor estrangeiro chega a onerar em 60% os custos contratuais, na comparação com um os de um data center em solo brasileiro”, explicou Diego Rafael Silva, coordenador de infraestrutura da ASC Brazil.
Já segundo Daniel Cardoso Alves, CIO da ASC Brazil, também pesou na mudança a oferta de relacionamento com assistência humana, em português, e a proximidade física entre as equipes. “A Eveo conhece a nossa cultura e está a poucos passos de nós quando precisamos de um apoio presencial”. A infraestrutura em nuvem da ASC Brazil conta com um servidor dedicado da EVEO com backup automático e gerenciamento 24/7. O serviço garante disponibilidade, contingência, autorrecuperação e suporte de Nível 1 remoto ou presencial. Esta estrutura é compatível com as normas internacionais de compliance e atende aos requisitos da LGPD aplicados aos milhões de clientes atendidos pela ASC Brazil.
O Desafio da missão crítica
A Eveo é especializada no atendimento a projetos de missão crítica e alta sensibilidade, como é o caso dos fluxos de atendimento. “Desde o primeiro contato com a ASC, sabíamos que seria um desafio grande, pelo volume de atendimento trafegado. Mas também conhecíamos nossos diferenciais em excelência tecnológica, principalmente na variedade de opções de servidores. Tudo isto somado a um relacionamento próximo e personalizado só poderia resultar em sucesso”, comentou João Junior, diretor comercial da Eveo, responsável pelo projeto.