Atendimento centralizado
A área de atendimento ao cliente da Camargo Corrêa Cimentos, fabricante dos produtos Cauê, comemora os seus três anos de atividades com a adoção de um novo sistema de atendimento ao cliente com o objetivo de centralizar e otimizar seus processos e ações.
Para isso, a empresa contou com o programa Central de Atendimento, com início em setembro de 2001, responsável pela identificação de um modelo e sua implementação. O novo método já está trazendo à empresa resultados altamente positivos. Pesquisas recentes, realizadas pela empresa, apontam que a satisfação dos clientes cresceu de maneira significativa, além do aproveitamento dos funcionários. “Até então, não havia um sistema de linguagem único, o que causava uma dispersão muito grande no fluxo de informações, a nossa idéia era trazer à área unidade e alinhamento”, diz Maria Arminda de Sene, coordenadora da área de atendimento.
Coordenado pelos líderes da área de atendimento ao cliente e com apoio da área de RH, o programa foi idealizado e patrocinado pelo diretor comercial da empresa, Sérgio Bandeira. O primeiro passo do programa foi identificar e analisar o quadro vigente. Para isso, foram realizadas entrevistas com os funcionários da empresa, além de pesquisas junto aos clientes. A partir das informações levantadas, foram identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da área. “Com esses dados, foi possível traçar o novo modelo processo desejado”, garante Maria Arminda.
A definição de um modelo para o programa Central de Atendimento envolveu a elaboração de um plano de ação para cada informação que é passada ao cliente e de futuros procedimentos, tais como funções, perfis e delegações.
“Depois de consolidarmos o novo método de atendimento ao cliente, era preciso transmiti-lo aos nossos funcionários”, diz Maria Arminda. A última etapa de implementação do novo sistema de atendimento ao cliente foi composta por diversos treinamentos dirigidos às equipes da área, que foram reduzidas com o intuito de otimizar competências. Cada funcionário passou por palestras e cursos que tinham como objetivo disseminar um novo conceito e uma nova linguagem de atendimento.
De acordo com Maria Arminda, a ação foi um sucesso sob todos os aspectos. “Os ganhos em termos de competências e serviços prestados são absolutamente notáveis”, garante. O novo sistema de atendimento ao cliente reforça o compromisso permanente da Camargo Corrêa Cimentos em oferecer o que há de melhor no mercado em termos de produtos e serviços.