A Atento anunciou que está trabalhando em conjunto com alguns dos governos dos países em que está presente, com o objetivo de criar alianças estratégicas para combater o avanço do Covid-19. “Perante este difícil contexto, na Atento continuamos a oferecer o melhor de cada um de nós para prestar esses serviços a nossos clientes e a todos os cidadãos que, tenho certeza, valorizam o esforço realizado por nossa equipe que permite a continuidade dessas ações e garante sua segurança”, afirma Carlos López-Abadía, CEO da Atento.
Em conjunto com o trabalho realizado pelos funcionários, e alinhado com o compromisso de facilitar o dia a dia da sociedade durante esta crise, estão sendo apoiados os Poderes Executivos Centrais que solicitam, com a oferta de serviços que ajudem a descongestionar linhas telefônicas ou evitar multidões em escritórios oficiais. Nesse sentido, destaca-se a designação do Governo do Peru para atender a linha gratuita 113 do Ministério da Saúde, que oferece atenção especializada para consultas sobre Covid-19. Este projeto foi um grande desafio tendo em vista que 850 colaboradores foram ativados em tempo recorde.
De maneira semelhante, está sendo realizada uma ação em El Salvador, onde o governo aprovou um plano de salário mínimo de $300 para cada família. Para descobrir quem tem acesso a esse benefício, a população precisava ir pessoalmente aos centros, criando uma grande multidão e que resultou no fechamento dos mesmos. A Atento ofereceu, dentro de três dias, a montagem deste serviço com 100 agentes que os informam sobre essa ajuda e em qual banco podem cobrar o subsídio. Este serviço já foi expandido para 300 agentes. Da mesma forma, desde 24 de março, a Atento Guatemala fornece a infraestrutura física, tecnológica e o apoio logístico para a prestação do serviço governamental durante a pandemia de Covid-19.
Soluções sociais também estão sendo oferecidas: na Colômbia, onde foi pedido para que pessoas com mais de 60 anos de idade permaneçam em suas casas até 31 de maio de 2020, a Atento, por meio do aplicativo Domicilios.com, facilitou a execução de comprar pelos idosos, sem a necessidade de baixar aplicativos móveis ou entrar em páginas da web. Outro exemplo a ser destacado é o caso da Praxair, no México, para o qual é realizado um serviço de assistência para solicitação de suprimento de oxigênio, elemento básico nesse momento para hospitais e indivíduos.
Como resultado do esforço, clientes elogiaram o trabalho da empresa. No Grupo NotreDame Intermédica, uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, mudanças e adequações nos atendimentos tiveram que ser implantadas para que os serviços prestados aos clientes não fossem impactados em razão da pandemia. Eles destacam que “as operações de nosso Call Center são críticas neste momento turbulento, isto porque existem muitos beneficiários que têm dúvidas e precisam de orientação sobre o coronavírus. Tivemos que adequar a operação já existente para o atendimento do dia a dia ao nosso beneficiário à procura adicional relacionada ao novo coronavírus. A primeira onda de operadores de teletrabalho já foi instalada e duas equipes médicas foram estabelecidas em tempo recorde nos nossos sites para atuar no atendimento a distância, essenciais nesta fase de isolamento social”. A equipe da GoodRx aprecia “o trabalho realizado pela Atento para facilitar o teletrabalho para os funcionários que oferecem assistência à marca em tempo recorde. Sabemos que as centrais de atendimento normalmente levam semanas para implantar o teletrabalho para agentes locais, e é por isso que valorizamos ainda mais esse esforço”.