Laboratório Atento CX Lab proporciona uma capacitação mais lúdica, interativa e dinâmica, com imersão dos agentes no universo da marca que representam
A Atento anunciou a inauguração do CX Lab, um espaço munido de tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual, no qual os profissionais passam por experiências imersivas e realistas, sendo transportados para lugares ou situações reais que, de alguma forma, são vivenciadas pelo cliente no dia a dia. Implantado inicialmente na operação de um cliente do setor imobiliário, no qual os especialistas em atendimento puderam entrar virtualmente em diferentes perfis de imóveis e vivenciar cenas comumente descritas por inquilinos e locatários, o formato é completamente adaptável para empresas de qualquer setor.
No automobilístico, também por exemplo, o profissional poderá conhecer todos os acessórios e diferenciais, além de simular a condução de veículos de qualquer modelo -, bem como em turismo, hotelaria, mobilidade, entretenimento, e-commerce, e área hospitalar, entre outros. A iniciativa faz parte dos investimentos em aprimoramento operacional realizados pela empresa ao longo do ano e contribui diretamente para uma maior especialização e satisfação dos colaboradores, o que também reflete na oferta de uma melhor experiência de relacionamento. “O CX Lab da Atento é um laboratório de capacitação focado em melhorar a experiência do consumidor por meio da realização de experiências imersivas de treinamento aos agentes. Ele utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de dados para realização de atividades de capacitação inovadoras e personalizadas para empresas de qualquer setor”, destacou Thiago Zanon, CPO da Atento.
Segundo o executivo, o objetivo é oferecer aos agentes o mesmo encantamento que é proporcionado para os consumidores durante uma jornada de atendimento. “Com exercícios mais imersivos e interativos, eles são habilitados para prestar um atendimento mais eficiente, ágil e personalizado justamente por estarem mais próximos das necessidades dos clientes”, complementa. O projeto foi totalmente concebido e executado a partir da idealização e desenvolvimento do gestor de arquitetura da área de projetos e obras da Atento no Brasil, Eduardo Docema, que integra o grupo de neurodiversidade da companhia. “O fato de eu estar dentro do espectro autista e enxergar o mundo de uma forma diferente me possibilitou analisar a demanda por outros pontos de vista e ter insights que me fizeram sugerir um formato totalmente novo, muito mais viável do ponto de vista financeiro e que correspondia com todas as expectativas do nosso contratante”, comentou Docema, arquiteto formado pela USP, com quase 40 anos de carreira, sendo 15 deles na Atento.
O espaço foi implantado em apenas três meses e desde a inauguração, em junho, mais de 50 pessoas já foram capacitadas. Por meio de um treinamento lúdico e dinâmico, com o uso de equipamentos especiais e modernos sistemas de arquitetura, IA e realidade virtual, os agentes fazem uma imersão mais profunda e detalhada no problema do cliente, sendo capaz de oferecer um atendimento mais empático, ágil e especializado. “Docema desenvolveu o protótipo e apresentou para o nosso cliente, que ficou completamente entusiasmado com o resultado. São trabalhos como esse que corroboram que estamos no caminho certo ao promovermos a inclusão de grupos diversos dentro da companhia”, concluiu Zanon.