Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access

Cinco vantagens do gerenciamento de documentos para o atendimento ao cliente

Um sistema que pode funcionar como um divisor de águas para a eficiência geral dos negócios

Autor: Marcelo Carreira

Se você está procurando maneiras de oferecer um melhor atendimento ao cliente, provavelmente pensou muito em fatores como treinamento e comunicação da equipe. Embora o investimento nessas áreas seja um grande passo para alcançar seus objetivos, um sistema muitas vezes esquecido é o gerenciamento de documentos.

Ao contrário da crença popular, a estratégia de gerenciamento de documentos não se trata apenas de melhorar os fluxos de trabalho organizacionais – trata-se de aumentar o desempenho de todos os processos de negócios. Aqui estão apenas algumas das maneiras diretas e indiretas pelas quais uma nova solução de gerenciamento de documentos pode aumentar a satisfação do cliente.

  1. Tempos mais rápidos de resposta 

Pense na maneira como você lida com as solicitações de suporte ao cliente. Alguém liga, esperando que você possa responder suas perguntas rapidamente. Se a pessoa responsável pela consulta não tiver acesso instantâneo a todas as informações relevantes, o cliente ficará em espera ou em fila. Isso é algo que deve atrair algumas críticas ruins em tempos em que muitos de nós esperam gratificação instantânea. Uma solução de gerenciamento de documentos, no entanto, oferece a capacidade de acessar rapidamente informações relevantes, levando a menos espera, tempos de resposta mais rápidos e maior satisfação do cliente.

  1. Maior eficiência de custos

Embora a eficiência de custos de administrar seus negócios possa não preocupar os clientes, não há como negar que processos de negócios mais econômicos levam a uma maior produtividade e melhor desempenho em todos os departamentos. Com um moderno sistema de gerenciamento à sua disposição, você economizará tempo e dinheiro ao ter um repositório centralizado para todas as informações que sua empresa precisa. Isso significa menos recursos gastos no treinamento de novos funcionários e menos tempo perdido tentando trabalhar com sistemas obsoletos. Em vez disso, sua equipe poderá se concentrar no que mais importa – atender seus clientes.

  1. Menos erros

Informações erradas e documentos desatualizados só causam atrasos, e nenhum cliente está interessado em ouvir desculpas culpando seus sistemas de TI. Infelizmente, para as empresas que ainda dependem de uma mistura de armários de arquivo, documentos digitalizados e uma confusão de arquivos e pastas armazenados em diferentes sistemas, a inconsistência de informações é inevitável. Ao reunir tudo em um sistema, incluindo cópias digitalizadas de todos os documentos impressos, você reduz muito o risco de erro humano e ajuda sua equipe a otimizar fluxos de trabalho.

  1. Colaboração mais fácil

Não é apenas a capacidade de se comunicar bem com seus clientes que é importante quando se trata de oferecer um ótimo serviço – é também sua capacidade de se comunicar efetivamente com o restante de sua equipe que ajuda a melhorar a experiência geral. Por exemplo, se um cliente precisa de suporte, a última coisa que ele quer ouvir é que a chamada está sendo transferida por vários departamentos para obter as informações necessárias. Com um sistema de gerenciamento de documentos centralizado e hospedado na nuvem, todos têm acesso aos mesmos arquivos. Isso significa que não é mais necessário esperar que as pessoas troquem documentos manualmente.

  1. Segurança melhorada

Quando os clientes confiam suas informações a você, eles querem ter certeza de que estão em boas mãos. É improvável que isso aconteça se seus documentos estiverem espalhados por vários sistemas. Ao reunir todos os seus documentos e dados corporativos, você poderá aplicar melhor suas políticas de segurança e provar a seus clientes que leva a sério sua confidencialidade e privacidade.

A implementação e o uso adequado de um sistema de gerenciamento de documentos podem funcionar como um divisor de águas para a eficiência geral dos negócios. Se você deseja obter o máximo de seu sistema, essas práticas recomendadas de gerenciamento eficiente de documentos não são apenas opções, são requisitos.

Marcelo Carreira é vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima