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Como formar próxima geração de líderes?

Autora: Juliane Yamaoka
O desenvolvimento da liderança é uma das prioridades do RH não só no Brasil, mas no mundo todo. De acordo com o relatório Business and Human Capital Challenges de 2015, da Society of Human Resource Management, o desenvolvimento da próxima geração de líderes é uma das maiores preocupações do RH.
A mesma informação apareceu em uma pesquisa do IBOPE com 661 executivos. Segundo o estudo, o foco nos líderes é o principal desafio de 53,4% dos profissionais de RH.
Com uma demanda cada vez maior pelo desenvolvimento de lideranças, as empresas estão buscando soluções efetivas e que exijam o mínimo de investimento, tempo e dinheiro para isso.
Mas, a verdade é que líderes não nascem líderes, eles precisam ser criados. Apesar de ninguém nascer líder, alguns demonstram predisposição, possuem ambição e fortes habilidades para se comunicar e exercer influência sobre os demais. Logo, cabe às empresas identificar quem tem essa motivação e tendência a se tornar líder e desenvolvê-lo.
Depois de encontrar essas pessoas, é preciso criar um programa para cultivar as habilidades de liderança e desenvolvê-las dentro da empresa. Saiba como:
 
Use a tecnologia
Funcionários que querem desenvolver habilidades de liderança vão atingir seus objetivos. Eles só precisam das oportunidades e das ferramentas certas para isso.
As empresas podem oferecer cursos por meio de plataformas eLearning para desenvolver suas capacidades, por exemplo. As organizações também podem disponibilizar conselheiros, profissionais que farão os funcionários ganhar mais confiança em si e ter inspiração. Eles utilizam metodologias específicas e constroem planos de ação para que os funcionários alcancem seus objetivos.
 
Encoraje o engajamento e o networking
Grandes líderes estão sempre de olho no segmento no qual sua empresa está inserida. Um bom método para que se mantenham informados é o manter o networking atualizado e ter engajamento regular com os colegas.
É importante ensinar os funcionários a criar relacionamentos profissionais e iniciar conversas de forma confiante. A capacidade de expandir suas relações de trabalho é crucial para a liderança e contribui para a criação de líderes fortes para a empresa.
Além de conselheiros externos, é importante focar em mentores internos. Quando os gestores conseguem criar um relacionamento de confiança com seus funcionários, eles se parecem menos com “chefes” e mais com guias ou coaches, exercendo influência maior e positiva sobre os funcionários.
Quando os funcionários veem um investimento de tempo e energia do empregador no seu desenvolvimento, vão querer retribuir e mostrar sua vontade de crescer com a organização.
 
Sugira técnicas de desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal é uma parte importante de qualquer grande líder. É importante encorajar os funcionários a explorar novas técnicas e novos desafios em suas vidas pessoais para desenvolver seus talentos. As empresas podem, por exemplo, incentivar a prática de exercícios físicos e outras atividades.
Essas escolhas de estilo de vida ajudam a aumentar a base de conhecimento e a produtividade e a reduzir o estresse. Funcionários menos estressados e mais produtivos estarão mais aptos a aprender e desenvolver habilidades de liderança.
Juliane Yamaoka é gerente geral da Efix.

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