Levantamento da Tuvis mostra que empresas aceleram atendimento em 225% e aumentam as vendas em até 27% com uso do canal
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp é a terceira plataforma social mais popular do mundo, responsável por mais de 100 bilhões de mensagens enviadas por dia. O sucesso entre o público não demorou para chegar aos negócios. “Em qualquer dia, 175 milhões de pessoas usam o WhatsApp para entrar em contato com as empresas. As mensagens da interface de programação de aplicativos (API) do WhatsApp Business apresentam uma taxa de abertura de 99%, e uma taxa de resposta de quase 50%. Compare isso com o e-mail, onde a taxa de abertura é, em média, 21%. Não é à toa que a plataforma esteja alcançando rapidamente um excelente desempenho nos negócios”, comenta Deborah Palacios Wanzo, presidente e co-fundadora da Tuvis, primeira solução mundial a integrar o CRM das empresas ao WhatsApp.
De acordo com o relatório produzido pela startup, não se trata apenas de taxas de abertura, mas também é sobre velocidade e crescimento das vendas. Ao conversar com os clientes pelo WhatsApp Business, as empresas aceleram o atendimento ao cliente em 225% e aumentam as vendas em até 27%. Outro exemplo estratégico para vendas no app é o recurso de catálogo do WhatsApp Business, que funciona como uma vitrine virtual dentro da plataforma, permitindo que os consumidores naveguem pelos produtos e tirem dúvidas dentro do mesmo ambiente. ”Quando uma marca mantém seu consumidor dentro do aplicativo, além de economizar tempo, consegue simplificar a jornada de compra e, por consequência, a satisfação”, disse a executiva.
Ainda segundo o e-book produzido pela Tuvis, 73% dos consumidores dizem que o atendimento ao cliente impulsiona suas decisões de compra, e 65% acham que um excelente serviço ao cliente é mais influente do que uma grande publicidade. “A questão está centrada na experiência positiva, que incentivará 91% dos clientes a fazer uma nova compra, ao mesmo tempo em que as empresas podem aumentar as receitas entre 4% e 8% acima de seu mercado ao priorizar melhor experiências de atendimento ao cliente. O WhatsApp agora é uma plataforma indispensável para as empresas alcançarem essas experiências”, enfatiza Deborah.