A companhia reforçou sua presença no país em primeiro encontro com clientes e parceiros, buscando mostrar como sua tecnologia tem ajudado empresas na América Latina a impulsionarem TI e CX
A Freshworks, marca global de softwares para gestão de negócios, anunciou a realização, neste mês, do “FUN São Paulo” – Freshworks User Network, evento de relacionamento com clientes, parceiros e potenciais fornecedores, pela primeira vez no Brasil. Com uma programação que contou com especialistas de TI e cases de sucesso, a Freshworks reforçou sua presença na América Latina, onde mantém parceria com mais de quatro mil empresas.
“A Freshworks vem investindo cada vez mais na América Latina pois há uma grande demanda do mercado por soluções simples, integradas e que encantem clientes e colaboradores. A gente vê companhias investindo em ferramentas caras e que não são fáceis de implementar. Então queremos mostrar que a Freshworks vai na contramão desse movimento pois oferecemos soluções personalizadas e fáceis de usar”, explicou Willian Pimentel, diretor sênior de canais e alianças da Freshworks nas Américas.
Fundada em 2010, na Índia, e agora sediada na Califórnia, Estados Unidos, a Freshworks garante desenvolver softwares empresariais que qualquer pessoa consegue usar, com soluções para atendimento ao cliente, TI, vendas, marketing e contabilidade. Seu mais recente lançamento, o Customer Service Suite, capacita equipes de suporte com uma ferramenta multicanal baseada em IA generativa, que permite automatização de respostas e fornecimento de insights estratégicos para o negócio.
Para Payal Patel, diretora sênior de engenharia de soluções da Freshworks, as empresas desejam estar aptas a tomar decisões corretas baseadas em dados em tempo real. “A Freshworks provém exatamente isso. Com os insights do Freddy, nossa ferramenta de IA, por exemplo, conseguimos ter uma lista dos principais problemas e incidentes que chegam ao suporte. O Freddy, então, fornece ideias para resolvê-los, como a criação de um artigo de conhecimento. E ele próprio escreve este artigo. Ou seja, é uma experiência totalmente conectada”.
Clientes aprovam
“Capacitar pessoas, ter apoio executivo e executar um bom plano de comunicação”. De acordo com os executivos de TI da Dafiti, Piracanjuba e Copastur, estes são os três maiores cuidados que uma empresa precisa ter ao implementar um novo software para seus colaboradores. Durante o “FUN São Paulo”, os diretores explicaram sobre o processo de implementação de novas tecnologias e como a Freshworks já tem trazido bons resultados.
Segundo Rafael Leon, diretor de operações da Dafiti, a experiência com a Freshworks tem sido “fascinante”. A Dafiti, grupo de e-commerce de moda na América Latina, utiliza o Freshdesk para atendimento ao cliente. “Toda a visibilidade e personalização que a ferramenta oferece, tanto no pré quanto no pós-venda, é perfeita. O começo é um desafio porque as pessoas que estão na linha de frente vão estranhar. Mas depois que a implantação foi concluída, os colaboradores estão levando 18% menos tempo em cada chamada. Há uma real melhoria na produtividade da equipe”.
A Copastur, agência global de gestão de viagens corporativas, é outro exemplo de como o Freshdesk tem ajudado a empresa a ter uma visão mais estratégica do seu negócio. “A gente já passou de mais de 2.5 milhões de tickets na plataforma e identificamos alguns pontos que antes não conseguíamos, como o SLA de todos os clientes globais de maneira organizada e fácil. Com o Freshdesk, conseguimos ter uma análise clara do pico de atendimento, quando chega, quando é finalizado, qual o canal que o cliente mais utiliza, por exemplo. A gente vem trabalhando com NPS há 5 anos, mas não tínhamos análise no touch-point. Quando o momento acontece, agora conseguimos medir o atendimento. Temos um NPS de 95% de clientes satisfeitos e muito satisfeitos”, garantiu Alessandro Silveira, líder de CX na Copastur.
Enquanto Wanessa Borba, coordenadora de TI da Piracanjuba, explicou a importância da comunicação para uma fácil implantação e aceitação entre os colaboradores. “Na Piracanjuba, nosso propósito é fazer bem o que te faz bem. Não só ao cliente, mas também ao nosso colaborador. E a Freshworks tem nos ajudado a tornar os processos mais simples e fáceis. A mudança na troca de ferramenta foi um processo desafiador, mas o mais importante foi ter transparência e tentar resolver os problemas. Não estamos fazendo um projeto por fazer, estamos resolvendo um problema. Por essa razão, ter um plano de gestão de mudança bem estabelecido, com cronograma de implantação, é fundamental”.