O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Geração Y demanda feedback constante



Os gestores de recursos humanos têm enfrentado o desafio de suprir as demandas dos profissionais da “Geração Y” – pessoas com idades entre 20 e 29 anos. Formada na era da web, a geração do milênio tem uma relação diferente com a hierarquia, horários e produtividade. Para os jovens profissionais, é preferível vestir a própria camisa à da empresa. O feedback constante dos gestores é apontado pelos Ys como um dos fatores essenciais para permanecer nas organizações. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Convivência no mercado de trabalho, módulo qualitativo do estudo Geração Y”, conduzido pela Bridge Research.

 

Segundo Renato Trindade, presidente da Bridge Research e coordenador da pesquisa, enquanto os profissionais da “Geração X” desenvolvem a carreira em degrau, os Ys associam a ascensão profissional ao ato de subir uma ladeira. “Ao mesmo tempo que pede esse constante retorno do chefe, o jovem profissional se esquiva das responsabilidades formais do mundo corporativo; acha que não é uma peça ativa da sociedade e delega a solução de problemas para as demais gerações”, analisa.

 

De acordo com o executivo, independente da classe social, os Ys trocam de emprego com facilidade. “O Y de uma classe social mais abastada, quando enxerga uma oportunidade de ir morar no exterior, não tem problema em abandorar uma carreira promissora. O que possui menos dinheiro, pode migrar de um emprego para outro somente motivado por uma remuneração maior”, afirma.

 

Embora pareça utópico, os jovens profissionais ainda sonham com a criação de uma carreira estável e financeiramente segura – o que implica em fazer cursos no exterior, ser promovido. Mas, para isso, não estão dispostos a abrir mão do desejo de constituir uma família. Para os homens, uma carreira estável está além de um alto cargo em uma grande empresa. “Muitos perseguem o sonho de montar o próprio negócio, um projeto capaz de prover crescimento profissional e financeiro”, afirma o executivo.

 

A “Geração Y” valoriza uma relação com o trabalho que a deixe ativa e feliz, mas uma análise apurada revela que esse sentimento não é o propósito principal – esses profissionais almejam o crescimento financeiro rápido. “Ter dinheiro é sinônimo de status e reconhecimento; essa é a principal mola propulsora dessa geração”, analisa Trindade, acrescentando que para o Y, dinheiro e estabilidade estão associados ao resultado do sucesso profissional, além de funcionarem como mecanismos para a obtenção de prazer.

 

Para os Ys das classes A e B, tecnologia e relacionamentos são as melhores formas para se buscar um emprego (internet, indicação de pais de amigos e redes sociais); entre os jovens da classe C, os meios tradicionais e os inovadores convivem na hora de buscar oportunidades profissionais (internet, agência de emprego e envio de currículo). Embora Ys de todas as classes sociais sejam mais modernos na busca por empregos, não são assertivos na definição do plano de carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima