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IA é vista como ameaça ao emprego dos operadores de atendimento

Quase um terço dos brasileiros entrevistados disseram que inteligência artificial assumirá boa parte das profissões atuais

A ascensão de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) dentro do mercado de trabalho já torna possível imaginar um futuro em que elas assumirão atividades desempenhadas hoje por seres humanos. Uma pesquisa da plataforma Onlinecurrículo com 700 brasileiros mostra que sete em cada dez deles (75%) esperam que ao menos algum tipo de profissão seja substituída por mecanismos por IA no futuro próximo. A percepção geral, porém, é que essas novas tecnologias não tomarão conta totalmente dos empregos: para 47% dos ouvidos, a IA assumirá, na verdade, o papel somente de alguns trabalhos que hoje são desempenhados por pessoas. Outros 27% dizem, porém, que essa substituição afetará várias profissões.

Em março, o próprio ChatGPT foi provocado a produzir sua relação – e respondeu com 80 profissões que poderiam ser, de fato, substituídas por ele. Entre elas, apareceram trabalhos como o de tradutor, designer gráfico, assistente financeiro, fotógrafo, contador e corretor de imóveis. Os brasileiros, porém, observam que as atividades que correm mais risco são as que lidam com o atendimento ao público. Para a maioria (69%) das pessoas, a Inteligência Artificial vai assumir o trabalho dos operadores de atendimento em breve. Outra profissão vista como ameaçada é a de operador de caixa, citada por 68% dos entrevistados.

Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo, acredita que a pesquisa reflete a primeira impressão comum que se tem sobre as potencialidades da Inteligência Artificial. “Sempre que uma nova tecnologia emerge no cenário mundial, é natural questionar seus efeitos no mundo do trabalho. Aconteceu a mesma coisa quando a Internet chegou ao grande público, algumas décadas atrás”, explica a executiva. “É verdade que a IA tem capacidade de assumir algumas atividades, embora essa escala não seja tão definida no cenário atual. Talvez seja melhor pensar em como a tecnologia disponível tem condições de fazer com que as diversas profissões se aperfeiçoem”, continua.

Essa também parece ser a percepção de boa parte da população: 41% dos entrevistados disseram, por exemplo, que ferramentas capazes de simplificar tarefas hoje rotineiras seriam bem-vindas em seus postos de trabalho. Outros 30% responderam que gostariam de ter dispositivos à mão para resolver problemas do dia a dia. A Onlinecurrículo ouviu 700 pessoas de diversos segmentos produtivos, faixas etárias, classes sociais e regiões do país entre os dias 14 e 21 de junho de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 3.7 pontos porcentuais. Confira o estudo outros dados do estudo aqui.

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