Importância da comunicação empresarial

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Autor: Airton Cicchetto
A importância da comunicação, bem como os benefícios que ela proporciona às empresas e a todas as suas pessoas, são amplamente comprovados. Mas nos dias atuais, ainda existem líderes que não se comunicam com seus subordinados. É o que revela uma pesquisa publicada pela revista Exame em julho desse ano, com uma amostra estatística de mais de 1.200 pessoas, comprova a negligência dos chefes no que diz respeito à boa comunicação com a equipe.
Segundo a pesquisa, 41% dos gestores dizem dedicar muita atenção aos seus funcionários, mas apenas 9% concordam com seus chefes neste quesito. Estes dados são alarmantes, pois 91% dos trabalhadores não se sentem ouvidos por seus superiores, percepção que se confirma na mesma pesquisa, visto que 59% dos chefes não declararam dedicar atenção a seus subordinados.
Da teoria, sabe-se que os principais objetivos da comunicação são: tornar o pensamento comum aos outros, produzir uma resposta e persuadir. No mundo corporativo, é do senso comum que a boa comunicação é vital para alinhar o foco, incentivar a participação e o comprometimento das pessoas para delas obter o melhor desempenho individual e motivação para cooperar com os diferentes programas e projetos da empresa. Como se pode notar, esta é a exata aplicação dos objetivos da comunicação.
Hoje em dia, definitivamente, os líderes não podem ser introvertidos ou inacessíveis, encerrando-se em seus próprios pensamentos (gestores autistas) nem, da mesma forma, podem se desligar da realidade exterior e se fixar nas suas próprias verdades, exercitando a tautologia. Ao contrário, os gerentes têm a missão de comunicar-se intensamente com seus subordinados e seus pares, captar o que se passa no ambiente, adequar-se, rever planos e posições, mantendo a motivação e o engajamento de todos. Se assim não estão fazendo, estão falhando e, neste caso, estão falhando também suas empresas.
Os funcionários apreciam os sistemas sofisticados e o emprego de alta tecnologia de comunicação, mas também querem ter contato pessoal com seus líderes. Assim como existem no ambiente das empresas obstáculos e dificuldades ao estabelecimento do diálogo, também pode e deve haver condições que o favoreçam. Compete a elas prover condições facilitadoras, formatando sistemas de comunicação compostos de oportunidades e temas que incentivem a troca de ideias, deixando claro que são abertas ao diálogo e tem compromissos com a segurança, o bem-estar e desenvolvimento de todos.
Incentivando a comunicação, estarão naturalmente induzindo seus líderes a dedicar atenção aos subordinados e, consequentemente, alinhando focos, motivando e obtendo respostas positivas no desempenho do pessoal. Do contrário, estarão desmotivando e alimentando as estatísticas dos descontentes, distanciando-se dos saudáveis objetivos da comunicação.
Airton Cicchetto é consultor, palestrante empresarial, engenheiro, mestre em administração e idealizador do modelo SCG – Simples Complexo Gerencial – Simplificando a Gestão.