A Indigosoft estará disponibilizando este ano uma variedade de microsserviços chamada de Indigosoft Store. O objetivo é atender às organizações que, sozinhas, teriam dificuldades de contratar um projeto que significasse uma disrupção tecnológica, bem como outras que não tiveram sucesso em projetos de transformação digital.
De acordo com Fabrício Martins, CEO da Indigosoft, a novidade terá como finalidade principal oferecer as soluções desenvolvidas em grandes projetos, de uma maneira simplificada e pronta para consumo em escala. A iniciativa está envolvendo 23 pessoas, com estimativa de R$10 milhões em investimentos. “Ao longo da nossa experiência em grandes projetos, percebemos que muitas das dificuldades das gigantes eram as mesmas de outras empresas de porte, ou mesmo médias, pequenas, MEIs e até profissionais liberais. Então, enxergamos a possibilidade de disponibilizar nossa solução, como produto, através de microsserviços.”
O primeiro projeto será lançado para resolver demandas fiscais importantes que afligem todos os tipos de empresas, seguido por soluções nas áreas de crédito e análise financeira (antifraude). Todas as ferramentas contarão com inteligência artificial, bots e RPAs (Robotic Process Automation). “Nossa vantagem é ser fabricante de todas essas tecnologias além da grande expertise em projetos que utilizam demandas massificadas. E, como somos proprietários, o custo será muito menor do que de outras ferramentas disponíveis no mercado”, assegura o executivo.
Segundo ele, a forma de consumo é diversa. As empresas que já possuem um software de gestão, por exemplo, podem integrar as soluções via API, utilizando uma interface sistêmica e automatizando o processo. Outra opção será utilizá-las por meio de um site, no modelo Software as a Service (SaaS). “Por exemplo, nossa solução fiscal ou de validação de identidades podem ser acopladas a um ERP, levando muito mais valor e funcionalidade a esse tipo de sistema e sem a necessidade de investimentos em equipes, fábricas e infraestrutura das tecnologias necessárias – como por exemplo Inteligência Artificial”, conta Fabrício.
Segundo projeções de Fabrício, os microsserviços lançados pela Indigosoft vão representar entre 10 a 20% do faturamento da empresa no ano de 2022. “Estamos apostando fortemente na Indigo Store e esperamos um crescimento exponencial nos próximos cinco anos, exponenciando o faturamento a cada ano”, planeja o executivo.
Além de largamente testado em projetos de sucesso, os microsserviços terão foco específico nos GAPs de mercado, não criando sobreposição de oferta, ou seja, um modelo totalmente complementar a tudo o que é existente hoje, ou mesmo em zonas de sobreposição, a Indigosoft tem como princípio o fornecimento de soluções mais efetivas e de menor custo do que o mercado.