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Danielle Totti, vice-presidente de estratégia, marketing, comercial e performance da Sodexo On-site

Mais conforto pode atrair funcionários da volta ao presencial

Estudo da Sodexo mostra que mesa/estação de trabalho, qualidade do ar, temperatura, iluminação e ruído de fundo são alguns dos fatores que mais influenciam na predisposição 

No Brasil, 31% dos colaboradores apontaram que iriam mais frequentemente ao trabalho se o ambiente tivesse um melhor conforto, 29% apontaram a necessidade de melhores serviços e equipamentos de TI (conexão à internet, impressoras, tela de computador etc.), 14% transporte gratuito ou subsidiado, 18% iriam se soubessem que alguns colegas de trabalho estarão presentes, 21% iriam se pudessem escolher o horário de trabalho (fora do horário de expediente etc.), 14% se tivesse serviço de alimentação gratuito ou subsidiado no local de trabalho, 22% se tivessem mais zonas sossegadas para trabalhos individuais, 22% se tivesse concierge e suporte pessoal para ajudar nas demandas de trabalho/vida e 7% nenhum motivo. Os dados constam do estudo “A Experiência da Vida no Trabalho”, realizado pela  Sodexo, que entrevistou 5595 trabalhadores dos EUA, França, Reino Unido, Brasil, Índia e China, sendo que 848 são brasileiros.

De acordo com a sondagem, no Brasil, 36% vão para o escritório quando tem reuniões presenciais/em grupo, 36% quando precisa colaborar em projetos, 27% quando quer socializar, se conectar com os colegas de trabalho e/ou ter interações informais, 28% quando precisa de serviços ou equipamentos de TI, 21% quando quer aprender algo com os outros, 18% quando não podem e/ou não conseguem trabalhar em casa, 16% quando quer evitar distrações em casa, 14% quando quer almoçar com colegas de trabalho, 15% quando quer um cenário diferente, 8% quando quer se beneficiar da comida e bebida no trabalho, 8% quando precisa de serviços disponíveis no local de trabalho (academia, concierge etc.) e 2% por outras razões. 

Além disso, 28% dos colaboradores híbridos brasileiros decidem trabalhar remotamente quando querem economizar tempo no deslocamento, 38% porque ajuda a facilitar a vida pessoal (trazer ou buscar crianças na escola, entrega de encomendas…), 25% quando precisam se concentrar, 16% quando querem economizar em deslocamento/estacionamento, 31% quando não tem reunião presencial, 23% quando querem estar com alguém (companheiro/filhos/família), 18% quando estão cansados e/ou querem acordar mais tarde ou tirar uma soneca, 24% quando tem muitas ligações e/ou videochamadas, 14% quando estão atrasados para o trabalho, 12% quando querem estar o animal de estimação e 1% por outros motivos.

Alimentação e bem-estar 

Globalmente, 2 em cada 3 colaboradores estão satisfeitos com as soluções de alimentação fornecidas no seu local de trabalho. Os funcionários brasileiros e indianos são os mais satisfeitos com suas soluções de refeições no local, sendo os britânicos os menos satisfeitos. A entrega de refeições organizada pelo empregador é a solução de refeição que gera maior satisfação entre as soluções. Praças de alimentação, food trucks e cafeterias também geram alta satisfação. Os mais satisfeitos são aqueles que recebem benefício refeição/alimentação e refeição no local. No Brasil, entre os colaboradores que trabalham presenciais e/ou híbridos, 77% dizem estar satisfeitos com as soluções de alimentação fornecidas no seu local de trabalho. 

Os benefícios que permitem aliviar o custo do trabalho são os mais desejados globalmente, mas colaboradores brasileiros dão mais ênfase à saúde e ao bem-estar. A disponibilidade de sites ou aplicativos de serviços é desejada pela geração jovem que vive em áreas urbanas. No mundo, esses são os 8 benefícios e serviços mais desejados pelos colaboradores: alimentos gratuitos mais procurados no local de trabalho (27%), vales de combustível (26%), alimentos ou refeições subsidiadas ao trabalhar remotamente (25%), benefícios de bem-estar (23%), entrega de refeições ao trabalhar remotamente (22%), subsídios para aquisição de mobiliário de escritório para trabalho remoto (22%), zonas de relaxamento no local de trabalho (22%) e salas para soneca e descanso no local de trabalho (22%). 

No geral, os serviços relacionados à saúde e bem-estar geram maior satisfação em relação à experiência no local de trabalho. No que diz respeito à alimentação/refeições, a entrega gratuita de alimentação e refeições organizada pelo empregador são os motivadores mais fortes. No ranking global, 31% dos colaboradores concordam que áreas de relaxamento (espaços confortáveis e íntimos com luz suave/música) no seu local de trabalho ajudam a aumentar a sua satisfação, 30% apontam comida grátis no seu local de trabalho, 26% serviço de entrega de refeições organizado pelo empregador, 31% orientação de bem-estar financeiro. 

Os serviços relacionados à alimentação (comida grátis/entrega de comida) figuram entre os que proporcionam maior satisfação aos colaboradores. No ranking global, 31% valoriza áreas de relaxamento (espaços confortáveis e íntimos com luz suave/música) no seu local de trabalho, 30% comida grátis no seu local de trabalho, 32% site ou aplicativo para acessar todos os serviços disponíveis em seu local de trabalho (reserva de sala de reunião, serviço de alimentação, solicitação de limpeza/manutenção, bem-estar, concierge, etc.), 22% entrega de comida no seu posto de trabalho e 30% orientação de bem-estar financeiro e 57% ferramentas e equipamentos de TI para trabalho remoto (por exemplo: tela de computador).

Modelos de trabalho e motivação

Na análise de Danielle Totti, vice-presidente de estratégia, marketing, comercial e performance da Sodexo On-site, a pesquisa mostra que 69% dos brasileiros estão satisfeitos com o modelo híbrido de trabalho, acima da média mundial 64%. Já os trabalhadores que estão em um modelo 100% presencial apresentam 45% de satisfação contra 47% de satisfação global deste modelo. O trabalho híbrido no Brasil é de, em média, 2,1 dias por semana trabalhando fora da empresa. Esta média está alinhada à média global. 

“Os resultados, como um todo, nos trouxeram aprendizados e tendências que indicam novas prioridades em termos de local de trabalho, como as empresas estão em relação aos modelos de trabalho e quais são as especificidades dos funcionários no atual cenário. Essas conclusões permitem à Sodexo levar soluções customizadas às necessidades de cada negócio e público, além de serem relevantes para as empresas, para que possam engajar e cuidar de seus talentos e fortalecer a sua cultura organizacional”. 

Exemplificando, a executiva afirma que os colaboradores em regimes híbridos e que trabalham um dia por semana remotamente declararam ter uma melhor experiência e maior engajamento. “Vemos que, quanto mais trabalham remotamente, menos relatam experiência positiva, sendo o número ideal de dias de trabalho remoto entre 1 e 2 por semana, atendendo às expectativas dos funcionários e mantendo a satisfação e a conexão com a experiência no trabalho. Curiosamente, quase três em cada 10 colaboradores que trabalham 100% presencial escolhem ir para o escritório, mesmo tendo flexibilidade concedida pelo empregador”. 

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