Mobilidade ao cliente. Essa é a proposta das empresas de tecnologia para centrais de atendimento ao criarem aplicativos que funcionam como SACs. Hoje, cerca de 14% da população brasileira tem um smartphone, o equivalente a 27 milhões de usuários. Além disso, 73% dos usuários de smartphones não saem de casa sem o celular e mais de 60% utiliza os aparelhos em transportes públicos, na rua, em lojas, restaurantes, no trabalho e em casa. Os dados da pesquisa Our Mobile Planet, realizada pelo Ipsos Media CT, Google, Mobile Marketing Association e Interactive Advertising Bureau, comprovam que no Brasil, a mobilidade já é uma realidade.
Fazer parte deste cenário é mais do que uma necessidade, uma obrigação das corporações. “Como as aplicações mobile estão crescendo hoje, é muito importante que as empresas que querem sair na frente, entreguem algum tipo de ferramenta ou meio para que o cliente se comunique também através do mobile”, aponta Marcelo Bianchini, diretor de negócios da e-Deploy, empresas de soluções personalizadas para smartphones, justificando que as pessoas usam o celular a todo o momento. “Os smartphones estão transformando a maneira como interagimos em lojas, nos sites, com a publicidade e muito mais. É uma mudança fundamental na experiência de consumo, e os negócios precisam estar preparados”, afirma Peter Fernandez, diretor de publicidade móvel do Google para a América Latina.
Se relacionar com os clientes, onde quer que estejam, é, ao mesmo tempo, avanço e tendência. “Trata-se de um salto na direção do atendimento unificado e na consolidação do contact center como o agente principal do relacionamento com o cliente, além de consolidar a opção pelo auto-atendimento em qualquer lugar com cobertura da rede celular, já que é possível muitas vezes eliminar a necessidade de um contato telefônico”, revela Pedro Silveira, gerente de marketing da Interactive Intelligence.
A evolução constante dos smartphones e o número crescente de usuários de tecnologia móvel têm funcionado como guias para as empresas se pautarem. “O mobile application é uma tendência e um caminho sem volta. Hoje, o cliente quer ter a informação na ponta dos dedos, a qualquer hora e onde estiver. Ele não quer esperar pelo atendimento, nem usar apenas os canais tradicionais”, garante Thiago Siqueira, diretor de tecnologia e inovação da Avaya.
Uma vantagem para o consumidor é a integração entre as soluções móveis e as redes sociais. Em alguns desses aplicativos, os consumidores podem, por exemplo, fazer login com o mesmo usuário do Facebook e manter contato com a empresa por mensagem, vídeo, voz e troca de imagens. Os ganhos são muitos, como salienta Clarice Kobayashi, VP de marketing e estratégia de negócios da Netcallcenter. “O consumidor ganha velocidade, flexibilidade, disponibilidade e opção de escolha. Este ´novo consumidor´ aprendeu a usar o poder da sua força pelos acessos aos canais de mídia sociais”, frisa.
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Veja o que o mercado tem feito para aprimorar o atendimento ao cliente:
Em direção ao atendimento unificado
Aplicativos para o contato entre empresas e clientes trazem mobilidade para o dia a dia
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Ganhos em agilidade
Tendência, mobilidade para aplicações colabora para o atendimento rápido
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Revolução tecnológica para a interação
Um caminho sem volta, mobile application dita as necessidades do consumidor moderno
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Humanização é o caminho
Clientes falando com máquinas, mas resolvendo os problemas e se sentindo satisfeitos
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Necessário para a hora da decisão
Ter informações no momento preciso, no canal e na interface adequados é diferencial
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Um app para acelerar a mobilidade
Inin lança applicativo com conceito de espelhar toda infraestrutura de negócios
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Nova experiência ao cliente móvel
Genesys lança aplicativo de interação por voz, chat, SMS ou vídeo
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Aos clientes móveis: multimídia
Solução da Nice permite atendimento em tempo real por diferentes canais
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Atendimento ao cliente móvel
Nice lança solução para aumentar experiência dos usuários de smartphones e tablets
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Contact center como aplicativo
Interactive Intelligence lança solução de atendimento para dispositivos móveis
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Avaya acelera colaboração móvel
Empresa lança aplicativo Flare Communicator para Apple iPad
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Bradesco atende pelo Facebook
Clientes podem fazer perguntas, reclamações e sugestões pelo aplicativo Alô Bradesco
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