A Nestlé anunciou o lançamento do Theo, um assistente virtual que, via chatbot, vai responder a dúvidas técnicas de agricultores sobre as fases de cultivo do cacau no campo. Por meio de inteligência artificial, mas buscando uma identificação humanizada com o produtor, a persona é uma iniciativa inédita para os agricultores e foi programada para responder as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica.
Desde 2010, a companhia possui um programa de boas práticas na cadeia do cacau, o Nestlé Cocoa Plan, com foco no desenvolvimento socioambiental e na evolução da qualidade. Atualmente são mais de 1,1 mil produtores certificados, além do uso de geomonitoramento em fazendas fornecedoras que aumenta o grau de rastreabilidade da matéria-prima – por meio de imagens de satélite, é possível monitorar de forma contínua as propriedades e eventuais alterações na cobertura do solo, além de sinais de desmatamento. A meta da Nestlé é ter 100% da cadeia de fornecimento de cacau brasileira certificada até 2025.
Theo, o assistente virtual, teve seu nome inspirado no termo theobroma cacao, nome científico para o cacaueiro. “O Theo é a personificação do agrônomo. Desenvolvemos o chatbot para auxiliar cada vez mais os agricultores com informações técnicas e de fácil acesso, compartilhando de maneira simples informações sobre as boas práticas no cultivo do cacau. O Nestlé Cocoa Plan nos coloca ao lado do agricultor e isso permite entender quais são as suas dúvidas e como podemos ajudar no dia a dia”, comenta Pedro Malta, head de agricultura da Nestlé.
Com informações técnicas e científicas, o chatbot utiliza, como base, informações do Boletim Técnico No 221 da CEPLAC, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, do Ministério da Agricultura. O chatbot tira dúvidas sobre plantio, irrigação, poda, colheita e questões nutricionais, entre outras. Para tirar dúvidas, basta o agricultor enviar uma mensagem para o número (27) 99901-1960.