O líder faz a equipe

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É comum ver no mercado que as equipes são reflexos diretos dos gestores. Por isso mesmo, profissionais que assumem cargos de liderança são um dos principais responsáveis por desenvolver uma equipe de alta performance, na avaliação de Carlos Wizard, professor e palestrante especializado em gestão empresarial. “É deles a função de criar um ambiente onde haja respeito, valorização e gratidão. Juntos, todos esses fatores contribuem para o sucesso e desenvolvimento da empresa”, completa.
Além de formar uma equipe, também é papel dos líderes saber motivar, treinar e acompanhar a realização das tarefas, segundo o especialista. “Cabe ao líder desse time criar estratégias que tornem o ambiente de trabalho cada vez mais saudável e promissor.” Ele reforça que, quando um líder consegue unir todos os profissionais em busca do mesmo propósito, o empreendimento se transforma em algo muito maior do que o planejado inicialmente. “Dessa forma, aqueles que assumem cargos de liderança precisam ter habilidades para criar ambientes inovadores, ousados e criativos. Além disso, deve sempre acompanhar a realização das metas prioritárias, pois tão importante quanto delegar é gerir resultados e prazos”, destaca.
O professor acrescenta ainda que, quanto mais o empreendedor é capaz de auxiliar os outros a ter sucesso, mais sucesso ele terá também. Por isso, investir na formação, treinamento e capacitação da equipe e ajudar a motivar os profissionais, vai contribuir positivamente para o desenvolvimento da empresa. “Ao avaliarmos a trajetória de empresários bem-sucedidos, sempre vamos perceber que um grande resultado somente é alcançado por meio de uma equipe vitoriosa. Dificilmente, encontraremos uma pessoa que tenha realizado algo grandioso sozinho. Grande parte dos que conseguiram tornar seu projeto uma estratégia vencedora alcançou isso graças à capacidade de transformar uma ação individual em um sonho coletivo”, finaliza.
PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO DA EQUIPE
acreditar nas pessoas e em sua capacidade de realização;
treinar os profissionais traz qualificação;
motivar e manter-se motivado;
delegar, pois é importante contar com os talentos e a experiência de cada membro da equipe;
acompanhar, pois de nada adiantará saber delegar senão existir um acompanhamento das tarefas e prazos de entrega;
avaliar de tempos em tempos, já que as estratégias que deram certo no passado podem não se aplicar mais;
comemorar com a sua equipe as conquistas.