O canal para quem respira cliente.

O que é melhor, formar ou contratar um líder?

Priscila Guskuma, fundadora do Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano

Entre as sete principais habilidades de uma boa liderança está a capacidade de se comunicar precisa e efetivamente

Autora: Priscila Guskuma

Encontrar bons líderes está cada vez mais desafiador para as empresas e muitas talvez estejam esperando encontrar profissionais prontos no mercado. Porém, o que acontece na maioria das vezes é que mesmo o líder que tenha experiência, ainda assim precisará aprender e se adaptar com a cultura da nova empresa.

Um movimento que está sendo bem recorrente nas organizações é a formação das próprias lideranças, colaboradores que já vivenciam a cultura passam por um processo de capacitação para assumirem papéis de lideranças. Podemos notar através do modelo unbossing, que seria algo como trabalhar sem chefe. Na verdade, a proposta é discutir mudanças na cultura organizacional mais baseada em propósitos, onde o líder tem um papel diferente, seja se adaptando às necessidades da equipe, ouvindo mais do que falando, oferecendo mentoria, treinamentos e desenvolvendo seus comandados. A proposta estimula a geração de novos talentos que possam assumir cargos de maiores responsabilidades na corporação.

E, afinal de contas, quais são as habilidades mais requisitadas para uma boa liderança? Separei algumas que considero mais importante: 

Comunicação

Uma habilidade de liderança fundamental é a capacidade de se comunicar precisa e efetivamente com as pessoas, incluindo saber ouvir, articular ideias de forma clara, além de adaptar a comunicação para diferentes públicos e situações.

Inteligência emocional

Líderes com habilidades emocionais bem desenvolvidas conseguem gerenciar suas próprias emoções e entender as emoções dos outros, o que pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.

Visão estratégica

Um bom líder deve ter uma visão clara do futuro e ser capaz de definir metas e estratégias para alcançá-las. Isso inclui habilidades de planejamento, pensamento crítico e tomada de decisão.

Capacidade de inspirar e motivar

Líderes eficazes são capazes de inspirar e motivar as pessoas ao seu redor, criando um senso de propósito e engajamento.

Habilidade de delegar tarefas 

Líderes devem ser capazes de delegar tarefas e responsabilidades para outras pessoas, confiando que elas serão capazes de cumprir suas funções e alcançar os objetivos definidos.

Flexibilidade

Liderança envolve trabalhar em um ambiente dinâmico e muitas vezes imprevisível, portanto, é importante ser flexível e capaz de se adaptar a mudanças e situações imprevistas.

Habilidade de construir relacionamentos

Líderes eficazes constroem e mantêm relacionamentos fortes e positivos com as pessoas ao seu redor, incluindo membros da equipe, clientes e parceiros de negócios. Isso pode envolver habilidades de networking, empatia e resolução de conflitos.

Essas são apenas algumas das habilidades que podem contribuir para uma boa liderança, mas a lista pode variar dependendo do contexto, setor e organização em questão. 

Então, se você é empresário ou gestor, esteja atento aos comportamentos de seus colaboradores, o seu próximo líder pode já estar na sua empresa. Muitos só precisam de um olhar de fora e um direcionamento para se desenvolverem e entregar os resultados que a empresa necessita.

Priscila Guskuma é fundadora do Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano e coautora do livro Mulheres Extraordinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima