O Programa de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento (Porbare) apresentou ontem, 28 de agosto, as 13 primeiras empresas que estão em processo de obtenção do Selo de Ética e do Perfil de Maturidade de Gestão, as principais certificações do programa. O evento foi realizado na sede da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em cerimônia na qual estiveram presentes os representantes de cada empresa.
As empresas em processo de obtenção do Selo de Ética e do Perfil de Maturidade são: Brasilcenter Comunicações; Connection Line; Icatu Hartford Capitalização; Icatu Hartford; Jabursat Rastreamento de Veículos; Meta; Mobitel S.A. (Dedic); Montana; Softway; SPCom; Teleperformance Brasil; Teletech Brasil; e TMKT.
Com menos de um ano de funcionamento, o Programa de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento (Call Center, Contact Center, Help Desk, SAC e Telemarketing) têm como objetivo principal proteger e defender o setor por meio da demonstração da capacidade de se auto-regular, de forma a consolidar e aprimorar o atendimento aos Consumidores e aos Clientes Contratantes. É uma iniciativa de três entidades representantes do mercado de Relacionamento com Clientes, Consumidores e Empresas no país – Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente) e ABT (Associação Brasileira de Telesserviços).
O Porbare é formado por quatro componentes: Código de Ética, Ouvidoria, Selo de Ética e Norma de Maturidade de Gestão. O Selo de Ética atesta que a empresa está de acordo com as diretrizes do Código de Ética e, portanto, pode obter o Perfil de Maturidade da Gestão, que atesta o grau de implementação que a organização possui em relação aos requisitos da Norma de Maturidade de Gestão. Sem o Selo de Ética, a companhia não pode caminhar nas demais etapas do processo de certificação.