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Carla Cavalcanti, Brazil IT Head na Concentrix

Prontidão para IA: impulsione a experiência do cliente em meio às mudanças rápidas 

Como evitar as armadilhas da onda de IA e realmente aproveitar os enormes benefícios que uma solução robusta de IA generativa pode oferecer

Autora: Carla Cavalcanti 

O mundo da inteligência artificial (IA) algum dia desacelerará?  Por algum tempo, o ChatGPT da OpenAI tem sido capaz de entender e discutir qualquer imagem compartilhada com ele. Por exemplo, você pode tirar uma foto de um cardápio em um idioma diferente e pedir ao ChatGPT para traduzi-lo, aprender sobre a história dos pratos e até mesmo pedir recomendações com base nas suas preferências. 

Com os recursos que estão prestes a ser lançados no ChatGPT-4o (o “o” para “omni”), novas capacidades multimodais permitirão interações em tempo real por meio de voz e vídeo, além de melhorias impressionantes nas habilidades conversacionais do chatbot. Agora, ele soa amigável, responde mais rapidamente e permite que os usuários o interrompam, oferecendo habilidades de comunicação quase humanas. 

O Google também anunciou o Projeto Astra, a visão da gigante da tecnologia para o futuro dos assistentes de IA prometendo a capacidade de transformar “qualquer entrada em qualquer saída.” O que se seguiu foi uma enorme quantidade de revelações adicionais, como Trillium, Gemini Nano, Imagen 3… e a lista continua. 

Tudo isso é verdadeiramente notável, mas mesmo para as mentes mais brilhantes, o ritmo das mudanças pode ser desconcertante. Isso também coloca muita pressão nas organizações para se adaptarem, responderem e entenderem como aplicar esses avanços no contexto dos negócios. 

É fácil se deixar levar pela empolgação com a inovação em IA e sentir a necessidade de agir. No entanto, dado este clima, parece mais relevante que nunca focar em manter as coisas simples e centradas—ou seja, permanecer fiel às necessidades dos seus clientes. 

Compartilhamos algumas reflexões e ideias para aproveitar a IA de uma maneira que melhore a experiência do cliente e esteja alinhada com a prontidão da sua empresa para a IA. 

Por onde começar com a adoção de IA 

Como acontece com todas as tecnologias, as principais perguntas e o ponto de partida permanecem os mesmos: 

  • Qual problema estamos tentando resolver? As organizações devem entender sua direção ao considerar soluções tecnológicas. 
  • A IA generativa é realmente a solução certa? Ou seria mais apropriado utilizar uma automação mais simples ou uma solução de IA mais estabelecida? 
  • O que podemos fazer que não envolva IA? Coisas como engenharia de processos e limpeza de dados são propensas a melhorias antes que a IA seja necessária. 
  • Temos as fundações certas no lugar? Se a IA generativa for a solução clara para seus problemas, quais são os marcos e ingredientes certos para o sucesso? 

Sempre que há tanto alvoroço em torno de uma nova tecnologia, muitos tomadores de decisão rapidamente concluem que todos os outros estão fazendo isso, então eles precisam entrar na onda também. Em seguida, eles assumem provas de conceito caras e não escaláveis, com pouca reflexão sobre os desafios a longo prazo e a escalabilidade.  

Vimos isso com a automação de processos robóticos no auge de seu ciclo de hype, e estamos vendo isso com a IA hoje. Então, como você pode evitar as armadilhas da onda de IA e realmente aproveitar os enormes benefícios que uma solução robusta de IA generativa pode oferecer? 

O caminho para o sucesso com IA 

A maioria das organizações precisará estabelecer—ou transformar—vários elementos fundamentais para avaliar sua prontidão para IA e garantir o sucesso na implementação. 

Dados são cruciais: Modelos de IA generativa são mais eficazes e impactantes quando treinados com dados limpos e precisos. Portanto, os investimentos mais cruciais a serem feitos são na organização, acessibilidade, segurança e manutenção dos dados. Alimentar um modelo de IA com dados ruins resultará em respostas incorretas e alucinações— “lixo entra, lixo sai.” 

Visão, metas e missão: Uma vez que sua estratégia de dados esteja em ordem, você precisa desenvolver uma visão de IA para toda a empresa que se alinhe de perto com sua missão geral. Determine como sua visão para a IA generativa se alinha com seus objetivos de negócios e garanta que você tenha um roteiro claro que leve você do ponto A ao ponto B sem deixar ninguém para trás—quanto mais pessoas apoiarem sua missão de IA, melhor. 

Investimentos em tecnologia: Com todos a bordo, avalie e entenda seus investimentos na tecnologia certa. Veja sua infraestrutura existente, plataformas e ferramentas, além da capacidade de desenvolver, implantar e manter as capacidades de IA generativa de forma eficaz. Gostamos de pensar nisso como um “núcleo digital” a partir do qual construir, abrangendo tudo, desde computação em nuvem e poder computacional até integração com legados e segurança. 

Governança de IA: Existem diretrizes éticas claras, princípios e estruturas de governança para suas novas ferramentas de IA? Se não, é crucial desenvolver alguma flexibilidade em sua abordagem que permita alinhamento entre seus controles e o nível de risco apresentado pelo seu caso de uso. É comum que marcas negligenciem o alinhamento entre os planos de adoção de IA e os compromissos ESG, então certifique-se de evitar cair nessa categoria. 

Jornadas de clientes e funcionários: Qualquer implementação de IA generativa resultará em uma transformação de processos, jornadas e fluxos de trabalho, tanto para clientes quanto para funcionários. Reimaginar essas jornadas para integrar a IA generativa de forma perfeita não acontecerá da noite para o dia, então encontre sua motivação no resultado desejado, reduzindo o esforço e removendo fricções para todos em cada ponto de contato. 

Pessoas e talentos: Avalie as habilidades e conhecimentos existentes dos seus funcionários sobre ferramentas de IA generativa. Certifique-se de desenvolver planos ao lado das suas equipes para abordar quaisquer lacunas de conhecimento e preocupações sobre a adoção de IA, assim como lidar com quaisquer impressões negativas da adoção de IA que possam desacelerar o progresso e minimizar seus benefícios. 

Modelo operacional: Considere criar um framework robusto de gerenciamento com papéis, responsabilidades e liderança definidos para supervisionar a adoção e governança das suas iniciativas de IA generativa. Existem muitos modelos diferentes por aí, e suas necessidades podem evoluir à medida que você escala, então ter uma equipe dedicada para mantê-lo no caminho certo é essencial. 

Gestão de mudanças: Uma estratégia abrangente de gestão de mudanças permitirá que você teste, escale e incorpore as capacidades de IA generativa em toda a organização. Seus líderes também devem se destacar como modelos para a mudança que você deseja ver em toda a empresa. O apoio da alta liderança garantirá que isso se espalhe para todos. 

Não importa como você escolha fazer essa jornada, todas essas considerações desbloqueiam o resultado principal da implementação de qualquer tecnologia: gerar valor. É preciso colocar foco na construção das bases certas, incrementalmente, com uma visão clara dos casos de uso que são robustos e escaláveis, fornecerá melhorias transformacionais para a experiência do cliente e do funcionário, alinhadas à sua prontidão para IA. 

Carla Cavalcanti é Brazil IT Head na Concentrix.

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