Na manhã desta última quinta-feira (16/07), mais de 40 empresários associados ao Clube de Negócios estiveram reunidos no WTC. No comando do Business Breakfast estava o consultor de negócios, Eugênio Mussak, que abordou o tema Work Life Balance. No evento, Mussak mostrou suas visões e fatos sobre a busca do equilíbrio pessoal e profissional. O palestrante considera que o Work Life Balance é um conceito bastante abrangente que inclui, por um lado, uma adequada priorização entre as demandas e ambições da vida profissional, e a busca do equilíbrio em assuntos pessoais.
Mussak falou ainda que, baseado em uma pesquisa de Kennedy Cooper, médico norte-americano, existem sete fatores promotores da saúde, alguns muito óbvios, e outros não tão evidentes, porém, muito interessantes. Entre estes fatores positivos estão: a prática da atividade física, alimentação balanceada, qualidade do sono, estresse administrado, auto-estima, relações humanas e conexões com o futuro – neste sétimo item, Eugênio alerta e diz: “É preciso projetar a vida e os sonhos! Enquanto planejamos o futuro, não adoecemos”. Baseado no fator de conexão com o futuro, onde o consultor acredita que devemos planejar nossos sonhos, ele faz referência ao autor austríaco e médico Viktor Frankl, que escreveu a obra “Em busca do sentido”, no qual ele criou a segunda realidade, onde expressava sua emoção e isso o mantinha vivo.
O profissional disse aos convidados que todos nós estamos no intervalo da saúde para a doença e que esta escala depende muito do nosso hábito de vida, ou seja, nós definimos o lado que queremos estar. “As pessoas devem focar numa vida que vale a pena viver. A vida não é só trabalhar. Procuro criar vida com qualidade”, enfatiza Mussak. No que diz respeito à alimentação balanceada, o consultor diz que “deveria ser cultura geral das pessoas, de saber alimentar bem. As pessoas se atualizam sobre vários assuntos, como política, economia, mas não sabem de cuidados básicos e a importância com a saúde”.
O problema de estresse é o mais comum entre as pessoas e durante o evento o tema foi levantado. O palestrante diz que não conseguimos acabar com este problema, mas sim, diminuí-lo e que ter estresse, quando bem dosado, é saudável. “Não é possível evitar este sintoma, pois isso é um estímulo natural do nosso corpo. À medida que o estresse aumenta o desempenho sobe também, mas isso tem que ter um limite, ou seja, até certo ponto o estresse é positivo. Podemos conviver bem com isso, desde que bem administrado e planejado”, conclui.
Para encerrar, Mussak avisou aos empresários que não se deve “deixar” a vida pessoal para cuidar apenas da profissional, pois isso faz com que paguemos um preço, às vezes alto, no futuro. Ele conclui mostrando a evolução do Senso e que as empresas precisam saber estas diferenças: senso de urgência, onde é preciso atender às prioridades; senso de previsão, no qual atende o que é, de fato, importante, porém, não urgente e, por último, senso do valor – que é a relação entre o que é importante e o que é fundamental – onde ele considera saúde, família e vida espiritual equilibrada.
Visualizações: 0