RH Center acelera contratação de profissionais com chatbot 

Robô faz com que processo de recrutamento seja mais ágil por meio de testagem no perfil técnico

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Roberto Dariva
Roberto Dariva

A fim de melhorar a eficiência do atendimento, tornando o processo de seleção de profissionais mais rápido e eficaz aos clientes, a RH Center – empresa que atua há 23 anos no recrutamento e seleção de profissionais – encontrou na Code7, empresa do Grupo Connvert, a parceria ideal para esse desafio. A solução para evitar os gargalos do processo veio com a implementação de um chatbot desenvolvido dentro da Boteria, plataforma totalmente intuitiva criada pela Code7 e que funciona num sistema de drag and drop.

“Uma grande dor de cabeça para a maioria das empresas está na busca por profissionais qualificados no mercado que atendam tecnicamente todos os requisitos exigidos pelas vagas. Somado a isso, às vezes, o processo de contratação pode ser muito demorado, causando  impacto negativo na produtividade da empresa.A ideia, então, foi criar um robô que pudesse entrevistar as pessoas e filtrar os perfis técnicos, sendo que todo esse processo teria uma variedade de níveis de complexidade nas perguntas, que poderiam mudar a cada resposta do candidato”, explicou Roberto Dariva, diretor geral da Code7.

De acordo com o executivo, a empresa, oferecendo soluções em recursos humanos e gestão de pessoas, levava em média de três até cinco dias úteis para encontrar o candidato, validar o perfil, entrevistar, desenvolver parecer técnico e apresentar o profissional ao cliente. Outro desafio era que, para concretizar esse trabalho, precisava estar com um número maior de candidatos crivados tecnicamente. Isso para que as psicólogas selecionadoras tivessem material suficiente para escolher os melhores profissionais para enviar em tempo hábil para as empresas.

Pouco tempo depois do lançamento do robô de recrutamento, denominado VaRHgas, a RH Center conseguiu contratar 180 pessoas em apenas seis horas de trabalho. Outra vantagem que a solução trouxe para a empresa foi a capacidade de atendimento. O que antes era feito por quatro colaboradores, com a implantação do Code7 Boteria, a RH Center, por meio do chatbot, passou a atender as pessoas 24 horas por dia.

“Por possuir a lógica do mercado e conhecer as necessidades do segmento, foi a RH Center que estruturou o banco de dados e apresentou como o robô precisava trabalhar. A partir daí, a equipe da Code7 iniciou a codificação e a fase de testes. Em três meses, o novo processo de recrutamento de pessoas passou a funcionar por meio de uma escala com testagem no perfil técnico. Ou seja, o profissional realmente precisaria saber sobre o tema perguntado. Dessa forma, somente seria selecionado, o candidato que possuísse o conhecimento necessário para a vaga”, concluiu Dariva.