Scopus comercializa software para controle de e-mails

0
1

A Scopus fechou parceria com a GS Sistemas de Computação, distribuidora brasileira da Tumbleweed Communications, companhia norte-americana desenvolvedora de soluções para gerenciamento de comunicações online. Pelo acordo, a Scopus passa a comercializar a família de produtos Messaging Management System (MMS), composta por dois softwares que atuam como filtros sobre o conteúdo das mensagens, conferindo a integridade das informações que entram e saem da empresa por e-mail e pela Web.

Segundo o gerente de marketing Wanderley Gonçalves esta ferramenta é destinada a ambientes de todos os portes e, como integra várias soluções, torna-se uma opção barata quando seu custo é comparado com o de soluções que tratam isoladamente dos aspectos relativos à segurança.

O MMS/Mail introduz recursos de criptografia e assinatura eletrônica, assegurando a integridade, confidencialidade e autenticidade das mensagens, enviadas e recebidas. A ferramenta age como um filtro, analisando o conteúdo tanto das mensagens, como de seus arquivos anexos.

Além disso, possui diversos mecanismos que permitem restringir o acesso de pessoas não autorizadas; evitar o tráfego de spams e de arquivos anexos no e-mail de extensão .jpg, .mov, .gif, etc; detectar e eliminar vírus; e ainda arquivar mensagens para fins de auditoria. De acordo com as políticas estabelecidas pela empresa, as mensagens podem ser bloqueadas pelo sistema e colocadas em filas de quarentena, para posterior verificação, arquivamento ou eliminação.

Já o MMS/Web, outro software que faz parte da solução, é um produto destinado à segurança das conexões via Web e integra dispositivos de segurança como bloqueio de URLs, captura de códigos móveis suspeitos (Java e Active X), detecção e remoção de vírus. O MMS/Web também controla a monitoração e o conteúdo submetido e recebido pelos browsers, incluindo salas de bate-papo (chat) e Web-mails tais como Hotmail e Yahoo. O produto é simples de ser instalado, e trabalha como um “plug-in” para o Microsoft Proxy Server. A instalação do MMS requer um servidor Pentium III 500 MHz ou superior, com 256 MB de RAM, 4GB de HDD e Windows NT 4.0 ou superior.