SERT inaugura atendimento com reconhecimento de voz

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A Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo (SERT)
inaugura um sistema de atendimento telefônico ao trabalhador – o Telemprego, que funciona com tecnologia de reconhecimento de voz. Desenvolvido pela Unisys Global Outsourcing e a empresa Speechway – especializada em tecnologias de reconhecimento de voz -, o Telemprego é integrado ao Sistema de Gestão das Ações de Emprego (SIGAE), criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e desenvolvido também pela Unisys Global Outsourcing, para operacionalizar de forma padronizada, em todo o país, as ações de Seguro-Desemprego, Qualificação Profissional e Intermediação de Mão-de-Obra.

O Telemprego permite ao trabalhador consultar o cadastro de vagas disponíveis no banco de dados SIGAE da Secretaria ligando para um número 0800. O atendimento é feito por meio de uma secretária eletrônica interativa, que registra a pretensão profissional do trabalhador e, após consultar o cadastro da Secretaria, informa as vagas disponíveis compatíveis com seu perfil. O serviço também indica o endereço do posto de atendimento ao trabalhador mais próximo da residência do usuário, para que ele possa ser encaminhado à vaga. O sistema tem recebido cerca de nove mil ligações por dia desde o início de suas operações.

A principal vantagem do Telemprego é ser um serviço que fica ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, que dispensa o trabalhador de se deslocar até um posto de atendimento para consultar vagas, evitando que o usuário enfrente eventuais filas. Além de desenvolver o projeto de atendimento interativo do Telemprego, a Unisys Global Outsourcing oferece a hospedagem das informações e serviços como gerenciamento de rede, atendimento e suporte à SERT e também o uso de seu data center, com ferramentas específicas para o gerenciamento da rede e a monitoração dos serviços, que possibilitam ação imediata para qualquer ocorrência no sistema.

Já a Speechway contribuiu com toda a tecnologia de reconhecimento de voz (ASR), processamento contínuo de voz (CSP) e síntese de voz (TTS). A solução da Speechway implementa um dicionário fonético da língua portuguesa que permite o reconhecimento da voz, independente de características como timbres, sotaques e regionalismos.