O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Um novo perfil de liderança

A pesquisa Talent Management: Accelerating Business Performance ouviu mais de dois mil líderes globais no final do ano passado e constatou que 46% dos gestores identificam a atualização da liderança como uma prioridade. Para Paulo Ferretti, gerente de desenvolvimento do Grupo Kronberg, os colaboradores costumam não se adaptar quando o gestor possui um estilo de liderança fechado às inovações. “O líder deve saber reconhecer que seu time pode trazer novos processos, ideias e projetos que podem ser relevantes para o momento da empresa. Deixar a inovação em segundo plano nesse mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, pode ser perigoso para o futuro da organização”, explica.
Ferretti dá sete dicas para o líder excelente do século 21:
1 – Ser ressonante. Alguém que se mostra inseguro ou indeciso causa falta de credibilidade por parte da equipe. A palavra-chave principal dessa característica é a confiança.
2 – Integridade. Justiça e ética passam credibilidade para a equipe e são essenciais para ser estabelecida uma relação de confiança e o fortalecimento dos relacionamentos.
3  Criar uma visão de futuro. Quando os objetivos que a organização pretende alcançar estão nítidos se alinhados com o propósito e visão de futuro do próprio profissional, consequentemente os colaboradores enxergam que ao garantir bons resultados na empresa em que trabalham, suas metas pessoais se tornam mais próximas.
4 – Positividade. Quando se passa por algum momento de crise, conflito ou pressão é preciso manter a calma, processar as informações de forma focada e criativa e influenciar as pessoas de maneira otimista e motivadora.
5 – Mostrar a importância dos colaboradores. O líder deve ser bom ouvinte, conciliador e saber reconhecer seu time, além de criar um sentimento de pertencimento e propósito em sua equipe, de forma que ela saiba que seu trabalho dentro da organização é importante e se sinta automotivada.
6 – Paixão. Gostar do que faz é essencial para contagiar e engajar os liderados e para se comunicar no dia a dia.
7 – Ser bom ouvinte. A regra de ouro para que a equipe sempre esteja próxima do líder é saber ouvir e entender a necessidade de cada um de acordo com cada tipo de personalidade. A partir dessas informações coletadas, o líder deve traçar um plano de ação para criar um clima e ambiente organizacional mais agradáveis para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um novo perfil de liderança



Autora: Sandra Lucena Souto

 

As notícias apontam vários “apagões” para o ano 2012, entre eles, o de talentos no Brasil. Sim, é verdade, já estamos vivendo este momento e a falta de lideranças é uma grande preocupação dos RHs das empresas dos mais diferentes segmentos. Acontece que liderar nos dias de hoje é completamente diferente do que se fazia há alguns anos. Em pouco tempo, tudo mudou – a dinâmica das operações, as culturas organizacionais e a velocidade com que as decisões são tomadas, tudo acontece muito rápido o tempo todo.

 

Segundo a pesquisa “Sonhos e pesadelos dos líderes empresariais brasileiros”, desenvolvida pela consultoria Empreenda e aplicada entre altos executivos do mercado, 71% dos entrevistados afirmam que suas empresas não dispõem de líderes na quantidade e qualidade necessárias para sustentar as estratégias traçadas em crescimento. Além disso, a pesquisa aponta outro ponto bastante curioso, quando questionados sobre seus principais sonhos, estes executivos apontaram que gostariam de ser líderes mais inspiradores, e desejam também ter condições para cuidar melhor da própria saúde e conquistar melhor qualidade de vida.

 

Se há alguns anos, o líder contava com fortes hierarquias corporativas e exercia o autoritarismo como forma padrão para a liderança de suas equipes, hoje, a defesa por planos horizontais de hierarquia cresce a cada dia. Com muitos jovens da geração Y nas atuais equipes das empresas, antigas estruturas já não são mais aceitas e cargos são muito questionáveis. As equipes mais jovens buscam hoje alguém em quem se espelhar e visualizar grande inspiração. Esta geração busca como exemplo um líder dinâmico, com boas ideias, aberto ao diálogo, sem medo de ousar e buscar novos caminhos. O mundo corporativo determina hoje a reinvenção e adaptação a todo momento, a toda prova.

 

As palavras de ordem hoje são compartilhamento e participação. Atualmente, os líderes que estão obtendo sucesso com suas equipes são aqueles dispostos a oferecer autonomia aos liderados, aqueles que acreditam no potencial das pessoas e, com isso, cedem espaço para que elas se desenvolvam e aprendam no dia a dia das funções.

 

Com tantas atribuições para um cargo só e o mercado em plena reinvenção, são muitos os desafios de empresas e profissionais na definição do verdadeiro papel do líder de hoje, e nos meios de formação destes profissionais de forma que o acúmulo de funções não comprometa a qualidade de vida e as expectativas não despejem tanta cobrança na figura de uma pessoa só. As dicas a respeito de delegar funções e acreditar na equipe devem se aplicar também a este profissional, foco de muita atenção nas empresas de hoje.

 

É um mundo novo, novas hierarquias e muitos desafios.

 

Sandra Lucena é diretora de RH, marketing e novos negócios da ProPay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima