Você é líder?

0
10

Ao perguntar para algumas executivas qual era seu estilo de liderança, obtive respostas interessantes: 48% disseram que são líderes – Visionárias (12%), Participativas (26%) e Motivacionais (10%); 27% disseram que não são líderes, apenas executam o que lhe é delegado; e 25% nunca pensaram nisso antes.


A liderança visionária envolve uma visão globalizada e ampla do ambiente empresarial da empresa, dos produtos, serviços, metas, enfim, tudo que engloba seu core business. Pelo alinhamento de metas e objetivos com a equipe, a profissional é capaz de visualizar as tarefas, dividir prioridades e responsabilidades, e criar regras básicas de conduta de equipe que permitam maior integração, proatividade e desenvolvimento conjunto dos estágios de conclusão das tarefas.


O líder visionário é capaz de compatibilizar atuação das rotinas diárias com estratégias da organização num processo contínuo de realização de etapas e resultados. Com isso, ele abrange o conhecimento e entendimento das estratégias de curto, médio e longo prazos, e o entendimento do impacto de suas ações.


A liderança participativa envolve uma forte capacidade de preparar e desenvolver pessoas muito mais pela ação conjunta do que pela utilização de processos formais já existentes. Por meio de feedbacks constantes, tanto sobre o desempenho de seus colaboradores como de seus resultados e de comunicação eficaz, o líder participativo envolve todos em suas metas, planos de trabalho, análise de problemas, decisões, planejamento e execução propriamente dita das tarefas, fazendo com que cada um dê o melhor de si por comprometimento e engajamento e não por estar obedecendo normas, procedimentos ou regras.


Já a liderança motivacional enfoca o esforço contínuo para manter um ambiente positivo e otimista, que busca a melhoria contínua de seus resultados por meio da motivação da equipe e do envolvimento desses colaboradores. Ao motivar, este líder dá a direção ao mesmo tempo em que energiza a equipe.


Liderança hoje não significa mais pôr a mão na cintura e dizer: “Aqui mando eu, inteligente quem obedece”. Liderança é ter poder de influência positiva em pessoas ou grupos, conquistando credibilidade, confiança, aceitação, consenso e ação na consecução de objetivos. E você, acha que pode continuar exercendo seu papel sem ser líder?


Stefi Maerker é diretora e consultora da Secretary Search & Training (SEC)