Voz e profissões

0
2



Se pensarmos bem, o ser humano evoluiu por conta de sua comunicação. Sem essa importante forma de constituir uma comunidade, seria impossível fazer com que seus membros interagissem dentro de um mesmo consenso. A forma mais usada e mais funcional encontrada por esses indivíduos é a verbal. A voz, nosso som articulado, deu uma possibilidade de evolução maior do que em qualquer outra espécie. Para se ter uma idéia da importância desse mecanismo, hoje em 70% dos empregos existentes dependem da voz, afinal, ela é o cartão de visitas que nos gera créditos e cauda a tão famosa primeira impressões.


Uma pessoa que fala bem, com voz clara e que articula bem as palavras, provavelmente logo alcançará o sucesso profissional desejado. Um médico que não tem clareza ao se expressar vai gerar dúvidas ao seu paciente quanto a seu conhecimento agregado e pode também trazer problemas em atos cirúrgicos.

 

Advogados podem ter problemas com seus clientes e, claro, na resolução de seus processos em todos os âmbitos. No comércio o problema se torna ainda maior. Imagine um balconista que fala baixo ou alto demais, pode gerar um desconforto para o cliente, seja ele pela repetição e falta de entendimento ou pela indiscrição que pode ocorrer. Imagine também, agora, no esporte principalmente nas modalidades coletivas em que os atletas não conseguem informar suas dificuldades ao técnico ou um time jogando sem que se informe qual a sua posição para seu parceiro.


Agora, pense na sua profissão sem o uso da voz. Constate os efeitos de sua ausência. Analise a voz das pessoas com as quais você se relaciona profissionalmente e perceberá que é possível descobrir muitas coisas mesmo sem conhecer o individuo pessoalmente como tipo físico, idade, raça, nível sócio cultural, estado emocional, características de personalidade e muitas outras coisas que facilitarão a forma e a linguagem para que a comunicação aconteça de forma proveitosa. Já no que chamamos de voz artística ou estética, a saúde vocal é imprescindível, ela tem que estar a sua disposição, mesmo que não se faça uso dela.


Christhiano Zacareli é formado pelo Conservatório Musical Souza Lima em Áudio e em Produção Musical.