Novo sistema entrega atendimento de qualidade e ainda mais integrado na jornada às novas tecnologias e, somente neste ano, 45 lojas serão inauguradas neste modelo
A Claro apresentou seu novo conceito de lojas físicas, com a reinauguração do espaço no Morumbi Shopping, em São Paulo. “Totalmente repaginada, a loja oferece uma experiência mais fluida, acolhedora e tecnológica, integrando os ambientes físico e digital com soluções inovadoras e humanizadas. Projetado para ser sustentável e garantir eficiência operacional, o novo modelo aposta em modularidade, escalabilidade e flexibilidade, permitindo uma implantação e adaptação ágeis das comunicações”, explicou Leandro Bueno, diretor-executivo de canais e vendas da Claro .
De acordo com o executivo, “esta nova proposta representa mais do que um ponto de atendimento ou vendas. É um espaço onde o cliente se sente acolhido, conectado e no centro da experiência, como um verdadeiro hub de conexões. Só neste ano, serão mais de 45 lojas abertas neste novo modelo em todo o país. A ambientação da loja foi concebida com mobiliário modular e flexível, que possibilita diversas combinações funcionais, tornando a jornada sempre inovadora e convidativa. Além disso, sistemas de comunicação modulares — digitais e estáticos — garantem uma experiência intuitiva, integrada e livre de fricções.”
Soluções de autoatendimento e foco na eficiência
Após mapear os principais gargalos nas lojas físicas, a Claro implementou totens de autoatendimento que solucionam até 70% das demandas presenciais, como a emissão de segunda via de fatura, que também pode ser emitida através do app Minha Claro. A loja também disponibiliza diferentes formatos de atendimento — express, consultivo e virtual —, otimizando o tempo dos clientes e a eficiência da operação.
Para um suporte ainda mais personalizado, a loja conta com assistentes tecnológicos — colaboradores “geeks” — disponíveis para auxiliar e demonstrar todas as soluções e inovações da Claro. Os clientes podem adquirir produtos no local ou optar pela compra on-line, integrando a experiência à loja virtual da Claro.
A nova loja inclui ainda espaços especiais, como o Espaço Claro Multi, onde os clientes podem vivenciar a Casa Conectada, com comando por voz via Alexa integrada ao Claro tv+, e o Espaço Geek, dedicado aos apaixonados por jogos, com acesso à plataforma Claro gaming GeForce Now.
“O novo conceito já foi testado com sucesso em unidades-piloto em Curitiba, Belo Horizonte e Itu (SP). Os resultados foram expressivos: nota média de 4,8 no Google My Business (GMB), crescimento de 80% na venda de acessórios, 50% na venda de smartphones e 30% na venda de serviços. O novo espaço também reforça o compromisso da Claro com a sustentabilidade e a responsabilidade social. No local, os clientes poderão conhecer iniciativas como o Instituto Claro, o programa Claro energia e o Claro recicla”, afirmou Bueno, acrescentando que a loja foi projetada para garantir acessibilidade universal, com cuidados ergonômicos, ampla circulação e múltiplas formas de comunicação, em conformidade com o Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA).
Ambiente multisensorial e acolhedor
Pensado para despertar todos os sentidos, o novo espaço foi desenvolvido para ser acolhedor tanto para clientes quanto para seus pets. A loja conta com um perfume, moodboard sonoro exclusivos e espaço para café. Toda a comunicação é estrategicamente planejada para envolver e capturar a atenção dos visitantes.
“Este novo conceito tangibiliza o nosso compromisso com o próximo novo e a nova loja é uma extensão da nossa marca: solar, integrada, próxima do consumidor, inteligente e em constante evolução para estar presente em todos os momentos que importam para o cliente. É também um espaço vivo da jornada com a Claro, onde tecnologia e proximidade se unem para tornar real esse futuro — de forma acessível, humana e sensorial”, garantiu Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.
O novo conceito foi elaborado pela Claro em parceria com a consultoria GAD. “O conceito representa uma evolução da marca e o projeto propõe um ambiente iluminado e convidativo, inspirado na energia do sol, que favorece tanto as conexões físicas, quanto as interações digitais Essa proposta marca o início de uma nova fase de ambientes omnicanais, com espaços figitais que integram de forma fluida o universo físico e o digital, ampliando as possibilidades de relacionamento e experiência do cliente em todos os modelos de loja”, comentou Leonardo Koboldt Araujo, head de experiência do Gad.
De acordo com a DM9, agência parceira da Claro, “o papel foi garantir que a tecnologia presente na nova loja da Claro estivesse sempre a serviço das conexões humanas. Criamos uma jornada visual e interativa que torna a experiência mais intuitiva, próxima e acessível para todos os públicos. As novas telas da fachada e os painéis internos transformam a loja em tempo real, permitindo que os conteúdos se adaptem às estratégias da marca e aos objetivos de negócio. Com isso, ganhamos liberdade criativa para nos conectar com os clientes de forma cada vez mais impactante”, reforçou Michel Issa Ajaj, Chief Business Officer da DM9.