Claro apresenta novo conceito de lojas físicas com foco na experiência

Novo sistema entrega atendimento de qualidade e ainda mais integrado na jornada às novas tecnologias e, somente neste ano, 45 lojas serão inauguradas neste modelo

A Claro apresentou seu novo conceito de lojas físicas, com a reinauguração do espaço no Morumbi Shopping, em São Paulo. “Totalmente repaginada, a loja oferece uma experiência mais fluida, acolhedora e tecnológica, integrando os ambientes físico e digital com soluções inovadoras e humanizadas. Projetado para ser sustentável e garantir eficiência operacional, o novo modelo aposta em modularidade, escalabilidade e flexibilidade, permitindo uma implantação e adaptação ágeis das comunicações”, explicou Leandro Bueno, diretor-executivo de canais e vendas da Claro . 

De acordo com o executivo, “esta nova proposta representa mais do que um ponto de atendimento ou vendas. É um espaço onde o cliente se sente acolhido, conectado e no centro da experiência, como um verdadeiro hub de conexões. Só neste ano, serão mais de 45 lojas abertas neste novo modelo em todo o país. A ambientação da loja foi concebida com mobiliário modular e flexível, que possibilita diversas combinações funcionais, tornando a jornada sempre inovadora e convidativa. Além disso, sistemas de comunicação modulares — digitais e estáticos — garantem uma experiência intuitiva, integrada e livre de fricções.”

Soluções de autoatendimento e foco na eficiência

Após mapear os principais gargalos nas lojas físicas, a Claro implementou totens de autoatendimento que solucionam até 70% das demandas presenciais, como a emissão de segunda via de fatura, que também pode ser emitida através do app Minha Claro. A loja também disponibiliza diferentes formatos de atendimento — express, consultivo e virtual —, otimizando o tempo dos clientes e a eficiência da operação.

Para um suporte ainda mais personalizado, a loja conta com assistentes tecnológicos — colaboradores “geeks” — disponíveis para auxiliar e demonstrar todas as soluções e inovações da Claro. Os clientes podem adquirir produtos no local ou optar pela compra on-line, integrando a experiência à loja virtual da Claro.

A nova loja inclui ainda espaços especiais, como o Espaço Claro Multi, onde os clientes podem vivenciar a Casa Conectada, com comando por voz via Alexa integrada ao Claro tv+, e o Espaço Geek, dedicado aos apaixonados por jogos, com acesso à plataforma Claro gaming GeForce Now.

“O novo conceito já foi testado com sucesso em unidades-piloto em Curitiba, Belo Horizonte e Itu (SP). Os resultados foram expressivos: nota média de 4,8 no Google My Business (GMB), crescimento de 80% na venda de acessórios, 50% na venda de smartphones e 30% na venda de serviços. O novo espaço também reforça o compromisso da Claro com a sustentabilidade e a responsabilidade social. No local, os clientes poderão conhecer iniciativas como o Instituto Claro, o programa Claro energia e o Claro recicla”, afirmou Bueno, acrescentando que a loja foi projetada para garantir acessibilidade universal, com cuidados ergonômicos, ampla circulação e múltiplas formas de comunicação, em conformidade com o Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA).

Ambiente multisensorial e acolhedor

Pensado para despertar todos os sentidos, o novo espaço foi desenvolvido para ser acolhedor tanto para clientes quanto para seus pets. A loja conta com um perfume, moodboard sonoro exclusivos e espaço para café. Toda a comunicação é estrategicamente planejada para envolver e capturar a atenção dos visitantes.

“Este novo conceito tangibiliza o nosso compromisso com o próximo novo e a nova loja é uma extensão da nossa marca: solar, integrada, próxima do consumidor, inteligente e em constante evolução para estar presente em todos os momentos que importam para o cliente. É também um espaço vivo da jornada com a Claro, onde tecnologia e proximidade se unem para tornar real esse futuro — de forma acessível, humana e sensorial”, garantiu Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.

O novo conceito foi elaborado pela Claro em parceria com a consultoria GAD. “O conceito representa uma evolução da marca e o projeto propõe um ambiente iluminado e convidativo, inspirado na energia do sol, que favorece tanto as conexões físicas, quanto as interações digitais Essa proposta marca o início de uma nova fase de ambientes omnicanais, com espaços figitais que integram de forma fluida o universo físico e o digital, ampliando as possibilidades de relacionamento e experiência do cliente em todos os modelos de loja”, comentou Leonardo Koboldt Araujo, head de experiência do Gad.

De acordo com a DM9, agência parceira da Claro, “o papel foi garantir que a tecnologia presente na nova loja da Claro estivesse sempre a serviço das conexões humanas. Criamos uma jornada visual e interativa que torna a experiência mais intuitiva, próxima e acessível para todos os públicos. As novas telas da fachada e os painéis internos transformam a loja em tempo real, permitindo que os conteúdos se adaptem às estratégias da marca e aos objetivos de negócio. Com isso, ganhamos liberdade criativa para nos conectar com os clientes de forma cada vez mais impactante”, reforçou Michel Issa Ajaj, Chief Business Officer da DM9.

Deixe um comentário

Rolar para cima