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5 passos para converter vendas

Conquistar fãs nas redes sociais é importante, mas é apenas o primeiro passo. É necessário, em seguida, compreender quem é esse público e criar estratégias pra fazer dessa aproximação em vendas. Entretanto, há ainda muitas empresas que possuem dificuldade em fazer tal conversão. Diego Carmona, diretor executivo e CVO do Lead Lovers, conta que é possível listrar os passos principais para conseguir, então, ter maior retorno do público. Que são: 
Saiba com quem você está falando
A primeira dica é procurar saber mais sobre os leads. Ou seja, os contatos cadastrados em sua base. “Qual a profissão deles, seus hábitos de consumo? De que outras empresas eles gostam de comprar, do que eles gostam, por que escolheram sua empresa, qual o feedback sobre seu serviço?”. Segundo Carmona, é preciso abrir canais de comunicação com este público. Seja incentivando comentários no site, seja realizando enquetes nas redes sociais e até conversando pessoalmente.
Envie e-mails
Após conhecer o público, é necessário definir metas e objetivos, produzir conteúdo relevante para eles e mensurar todas as ações. De acordo com o executivo, utilizar o princípio do e-mail marketing é a melhor opção. “O e-mail é uma ferramenta de comunicação mais direta que as redes sociais, e isso faz dele um meio mais eficiente para estreitar os vínculos entre empresas e consumidores”, destaca. Ele ainda ressalta que, mesmo com milhares de pessoas recebendo um mesmo e-mail, a comunicação é mais assertiva e as chances de envolvimento e fidelização de clientes são maiores.
Aumente a lista
É importante que os leads sejam tratados de formas diferentes. Há diferentes estágios para os leads, desde os que ainda buscam apenas o conteúdo gratuito, até os que estão totalmente preparados para efetuar uma compra. “Lançar uma campanha focada apenas na conversão não terá resultado tão satisfatório, pois muitos potenciais clientes ainda estarão no topo e meio do funil”, explica o profissional. Lembrando que é necessário não apenas converter quem está no estágio final do ciclo de compras, mas fazer com que os outros leads cheguem até esse momento.
Personalize o atendimento
A verdadeira assertividade do envio de e-mails está, especialmente, na personalização do conteúdo. Segundo Carmona, é necessário falar em uma linguagem que faça o contato se sentir o único interlocutor da conversa. “Quando você trata um consumidor com personalização, fazendo com que ele se sinta especial, a possibilidade de ele dar o próximo passo é grande”, diz. Há formas de, por exemplo, iniciar o e-mail para cada lead com o nome dele sem a necessidade de fazer isso manualmente. Além disso, é importante que cada usuário receba conteúdos diferentes, conforme o momento do funil de vendas no qual ele se encontra.
Automatize as tarefas
Por fim, o empresário destaca a importância de se automatizar tarefas: “a automação de e-mails pavimenta a estrada com os conteúdos corretos para cada usuário, oferecendo o que eles precisam em cada momento e fazendo-os avançar pelas etapas”. Ele ainda comenta sobre a importância de oferecer novas experiências de atendimento, estabelecer uma comunicação eficiente, reconhecer e agradar o bom cliente. Entre outras ações importantes para que ele se sinta parte de uma comunidade. “Fazer tudo isso sozinho demanda tempo e um esforço gigantesco”, indica. Sendo assim, ele sugere que se busque apoio profissional e softwares para automatizar as tarefas e trazer melhores resultados. “Fidelizar clientes não é uma tarefa tão difícil, desde que sejam utilizados os recursos ideais”.

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