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Richard Albanesi, CEO da The LED

A comunicação visual combinada com o olhar de CX

CEO da The LED detalha as estratégias que têm possibilitado o avanço dos painéis de LED no varejo, inclusive com o mapeamento das jornadas

Nem mesmo a comunicação visual dentro dos pontos de venda do varejo escapou da junção entre a transformação digital e a cultura cliente que constrói experiências eficazes e encantadoras. É o caso dos painéis de LED que, historicamente vocacionados para grandes shows e eventos corporativos, agora invadem lojas e shopping centers, ostentando formas customizadas e conteúdos dinâmicos baseados na jornada do consumidor. Essa é a guinada que se confunde com a própria trajetória da The LED, empresa que combina inovação tecnológica com criação e digitalização de conteúdo dentro dos painéis, conforme detalhou, hoje (13), Richard Albanesi, CEO da The LED, ao participar da 720ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Começando o bate-papo pela história da empresa da qual é fundador, Richard contou que depois de trabalhar na marca de iluminação FLC, criada por sua mãe, Alcione Albanesi, e vendida em 2014, pensou em aproveitar seu know how para pensar em algo novo. Ao verificar o que ocorria na Europa e nos Estados Unidos nesse segmento, reparou que não havia nenhuma marca forte especializada em painéis de LED. “Foi quando, para ocupar esse espaço, acabei viajando mais de 40 vezes à China, maior polo concentrador dessa tecnologia e pude aumentar muito os conhecimentos técnicos e mercadológicos da área. A partir daí, conseguimos construir produtos muito diferenciados para o mercado brasileiro.”

No início, 10 anos atrás, a marca se caracterizava como fornecedora de telões de LED para grandes eventos de entretenimento. Porém, o tempo foi mostrando que seria possível traçar o caminho imaginado de alcançar o varejo em geral, os shoppings e a presença em esforços de mídia nas estações de metrô, paradas de ônibus, aeroportos, etc., sendo essa exposição midiática o maior filão dentro do segmento. Isso tudo permitiu a exposição da marca, mas em uma trajetória mais complexa e demorada do que a esperada.

“Queríamos ser uma marca reconhecida e isso começou a acontecer quando deixamos de atender só os eventos pontuais e oferecer os painéis fixos, avançando principalmente no varejo como um todo. Foi o momento em que descobrimos a relevância de pensar na jornada do cliente e oferecer uma solução completa ao invés de apenas um equipamento de comunicação.”

Nesse sentido, explicou Richard, entra toda uma customização em termos de estética e solução em conteúdo. De tal forma que haja uma padronização em todas as lojas da rede atendida. Para garantir isso são utilizados softwares de gerenciamento, sistemas de câmeras e analytics que permitem realizar toda a gestão de conteúdo. Sendo este sempre atualizado e adaptado, assegurando a experiência oferecida aos consumidores pelo varejista. Traçando um histórico dessa guinada, o CEO afirmou que, depois do início da nova jornada com o primeiro LED de mídia no shopping Villa Lobos, em 2011, o impulso mesmo veio com o trabalho feito para a loja da Riachuelo no Shopping Morumbi, que considera como grande case do setor, pela modernidade visionária dos painéis e estruturas inerentes que ainda hoje se encontram no estabelecimento. Esse projeto atraiu outras redes e o ponto de inflexão se consolidou. “O que nos leva a estar diariamente nos reinventando buscando novas soluções para serem embarcadas em nossos produtos. Além do empenho em compreender a jornada  da experiência do consumidor final de cada cliente para personalizar estética e conteúdo.”

Richard também citou exemplos de mapeamentos da jornada de consumo para clientes específicos que acabaram sendo premiados até internacionalmente. Para tudo isso, ele explicou que a inovação tecnológica que alimenta o negócio tem o mesmo peso do esforço na criação de conteúdos dinâmicos e vivos que permitem que o painel saia do automático e chame muito mais a atenção do consumidor. Trata-se, segundo ressaltou, da junção entre o aproveitamento dos avanços da digitalização com o conhecimento aprofundado do negócio do cliente. Houve tempo para Richard descrever os perfis dos clientes dentro do modelo B2B em que a The LED atua, notadamente as grandes redes varejistas com suas peculiaridades e as novas empresas que já iniciam suas atividades dentro de uma cultura mais digital, inclusive em termos de mídia. Ele ainda descreveu alguns impactos causados dentro do varejo e o potencial desse mercado, entre muitos outros temas.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 719 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (14), com a presença de Carlos Ferraz Martella, diretor de vendas e marketing do pilar professional da Royal Canin Brasil, que abordará os incentivos à evolução no mercado pet; na quinta, será a vez de Isabela Coelho, diretora de expansão de negócio da Tupperware; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “CX Global: Quais os diferentes estágios de maturidade pelo mundo?”, reunindo Candice Mascarello, diretora executiva e sócia do Boston Consulting Group, João Pedro Sant’Anna, CEO da SellersFlow, Ladislau Batalha, CEO do LAB Experience, e Melissa Riley, especialista em CX e customer insights.

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