Diretora da Sanofi fala de que forma a marca conversa com a sociedade para resultados práticos e mútuos
A construção da marca nem sempre é feita apenas por meio de uma estratégia de marketing bem azeitada. Em um mundo marcado por novas gerações que, como consumidores, olham muito para o posicionamento das companhias em relação às vicissitudes da sociedade, o caminho do propósito bem-sucedido pode ser o elo para um posicionamento marcante. Esse foi o caminho escolhido pela divisão de consumer healthcare da Sanofi, que quer ser conhecida não apenas pelas virtudes dos produtos, mas também, e principalmente, por contribuir com ações e efetivas no sentido de ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar da população brasileira. Descrevendo os detalhes desses programas e de que forma a interação com os clientes B2B e seus consumidores finais foi se expandindo pelos caminhos do digital, Marília Zanoli, diretora de marketing em consumer healthcare na Sanofi, foi a convidada, hoje (09), da 620ª live da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Iniciando por situar um pouco a divisão de negócios consumer healthcare da qual responde há um ano pela área de marketing, Marília explicou tratar-se da vertical que compreende todos os medicamentos isentos de prescrição médica. Ou seja, trata-se da divisão que oferece produtos para os problemas mais comuns que afetam o dia a dia dos consumidores, exemplificando com as rotineiras dores de cabeça, dores musculares, rinite alérgica, distúrbios gastrointestinais, etc, por meio de marcas que já se tornaram emblemáticas no mercado brasileiro, com destaque para a Novalgina – que recém completou 100 anos de presença no País -, entre outras. “Como empresa, temos a missão de oferecer oportunidade de vidas mais plenas e saudáveis aos clientes, o que vai muito além de meras estratégias de marketing. Se hoje o próprio consumidor já vem demonstrando a tendência de priorizar produtos e empresas que manifestem propósito genuíno em suas atividades no mercado, isso na Sanofi já ocorre de forma efetiva de muito tempo para cá.”
Convidada a falar um pouco de como a companhia manteve missão e cultura de uma forma homogênea em uma centenária história de fusões e aquisições que construíram a marca, Marília reforçou de forma positiva, explicando que tudo se explica pela cultura de manter o propósito no centro. Para ela, ao buscar de forma incessante tornar a vida das pessoas mais fácil e confortável, isso já de forma consolidada, faz com que profissionais se sintam com o desejo de fazer parte do negócio. “Há uma cultura de engajamento, alimentada por iniciativas de diversidade e inclusão, como o nosso programa batizado de ‘Acesso’, que traz muitos jovens para a divisão de consumo e que aqui permanecem edificando seus futuros junto com o da companhia.”
No aspecto de interação e comunicação com os clientes tendo todo esse arcabouço intencional na retaguarda, a diretora afirmou que a Sanofi fala com os clientes e impacta a sociedade por meio das próprias marcas. Mencionando o exemplo do conhecido probiótico Enterogermina, ela afirmou que a empresa ajuda de fato a combater a mortalidade infantil causada por diarreia aguda – que leva a óbito cerca de 10 mil crianças ao ano no País, segundo as últimas estatísticas. Por meio da campanha “Compra e Doa”, iniciada há três anos pelo município recordista em mortalidade infantil, São Gabriel da Cachoeira (AM), parte da renda obtida na compra do produto pelos consumidores, são adquiridos e doados filtros para proporcionar água potável aos moradores dessas regiões. “Somente em 2021, ajudamos nesse aspecto quase cinco mil pessoas, o que é muito gratificante, motivando e engajando quem trabalha na companhia. Seguindo nessa linha, realizamos este ano uma parceria inédita com a Unicef apoiando suas estratégias envolvendo a oferta de água, higiene e saneamento básico à população. O objetivo é beneficiar mais de 4 mil jovens visando um ano escolar mais saudável, com impactos positivos não só na educação como em processos preventivos em relação à saúde.” Tudo feito de forma colaborativa com os clientes no modelo B2B do varejo farmacêutico físico e digital.
Depois de descrever de que forma tanto as tradicionais campanhas publicitárias quanto as de caráter social são efetivadas, incluindo o atual caminho de influenciadores, Marília detalhou as estratégias do lançamento do Novanoite, suplemento alimentar à base de melatonina que visa reduzir o problema de falta de sono manifestado por 55% dos brasileiros de acordo com as estatísticas. Ela relatou todo o trabalho feito de pesquisas sobre esse problema que foi acentuado pelas circunstâncias da pandemia, contribuindo, inclusive, com informações à sociedade sobre hábitos que ajudam a educar sobre a questão. Ainda houve tempo para a diretora esmiuçar as características de mudanças do consumidor, levando a organização a apostar mais, em termos de investimentos e atenção, nos caminhos digitais de interação, além de ressaltar aspectos da escuta ativa junto aos clientes, contribuindo para os avanços em produtos e serviços.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 619 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA retornará na segunda-feira (12), debatendo o tema “Inovação: Para onde caminha a disrupção em CX?”, com a presença de Fabiano Schneider, Chief Sales Officer do Agi, Maria Claudia Ornellas, diretora de transformação e experiência do cliente da Vivo e Rodrigo Polacco, Chief Product & Operations Officer da ClickBus; na terça, será a vez de Celso Tonet, diretor de experiência do cliente da Claro, Juliana Sandano, superintendente executiva do ciclo de vida do cliente do Banco Original e Thaisa Fausto, head de novos negócios do PayPal Brasil, falando da temática “CX Trends: O que de fato é tendência e não modismo?”.
Na quarta, o assunto da live será “Consumo: Como acompanhar as mudanças de perfil dos clientes?”, com Kleber Leal, diretor de franquias do Grupo Ri Happy, Laura Barros, diretora de marketing da Wine Mirella Marchi, gerente de comunicação e relacionamento da Nissin Foods do Brasil e Roberta Becker, gerente executiva de marketing e canais digitais do St Marche; na quinta, “Digital: Qual o real impacto na experiência do cliente?”, com Renan Saggio, Chief Product & Technology Officer do Charlie; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá “Cultura cliente: Onde ainda há espaço para avançar?”, reunindo Danusa Correa, diretora de experiência do cliente do Grupo Energisa, Gislaine Cristina Silva, diretora de excelência operacional, customer experience e PMO do KaBuM!, Márcio Furlan, diretor de marketing, comunicação e experiência do cliente da Scania no Brasil e Newton Marques Junior, superintendente de customer journey do Inter.