A Abemd – Associação Brasileira de Marketing Direto está elaborando, junto a outras entidades, um código de auto-regulamentação para o e-mail marketing. Além disso, Efraim Kapulski, presidente da Abemd, também anunciou, em entrevista ao Meio & Mensagem, a parceria com a MMA – Mobile Marketing Association para a auto-regulamentação desse setor.
De acordo com Kapulski, o código para e-mail marketing já está na fase final e deve ser publicado em março, entrando em vigência no mês de abril. “Seu lançamento não vai causar grandes mudanças para as empresas sérias e honestas. A maiorria delas está adequada a essas regras. O problema é que os maus clientes, fornecedores e players acabam chamando mais atenção”, disse o presidente na entrevista.
Com relação à auto-regulamentação do mobile marketing, Kapulski explicou que a iniciativa partiu da MMA. O texto já foi elaborado, porém, ainda precisa ser analisado pelos players, fornecedores, clientes, provedores e operadoras que compõem o setor. “O mobile marketing não é somente SMS. É um canal de extrema relevância, no qual, no futuro, estarão todas as mídias. Daí a necessidade de atualizar as regras que regem o setor”, afirmou.
O presidente da Abemd ainda comentou na entrevista que a auto-regulamentação ainda não é suficiente para evitar os legisladores de criarem leis para o envio de mensagens. “Embora nossa intenção seja de auto-regulamentar todas as atividades de contato com o consumidor, normatizando o setor, tal postura não tem blindado o mercado do empenho dos poderes executivo, legislativo e judiciário em tratar da matéria”, disse.
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