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Adequação ao perfil do cliente



Na hora de escolher entre os tradicionais e os novos canais, a palavra de ordem deve ser adequação. Há casos em que é mais adequado se trabalhar pelos meios tradicionais, enquanto que em outros os meios digitais podem ser mais eficientes, segundo Fernando Tassinari, CEO da MRM Worldwide. “Depende das características de cada cliente e da afinidade com os diversos meios e isso só se obtém com uma análise adequada da base de dados”, esclarece em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA.

 

Ele explica que há uma complementaridade entre os meios e que um não seja melhor que o outro de maneira generalizada. Na visão de Tassinari, o importante é entender por qual meio a comunicação será mais efetiva. “Isso é a base das ações de relacionamento, voltando ao ponto de um perfeito entendimento das necessidades e hábitos dos clientes da empresa. Somente assim se pode definir os melhores canais”, completa. O CEO acrescenta que um planejamento adequado faz com que muitas ações tragam um retorno adequado e mensurável para as empresas, reduzindo a dispersão na comunicação e, eventualmente, otimizando sua verba. “Isso tem que ser levado a sério e não é tão complexo assim, basta ter ao seu lado equipes que possam se preocupar com esse processo, tanto internamente como com parceiros externos”, alerta.

 

O executivo conta ainda que hoje, na MRM, há campanhas em que se usa 70% de meios tradicionais e 30% dos digitais, enquanto outras são 100% digitais. “Não é algo preciso, pois depende, novamente, da empresa, produto e objetivo da ação de acordo com o conhecimento dos hábitos do público-alvo”, pontua. Ele acrescenta que as redes sociais surgiram como canal importante e, desde que bem trabalhadas, podem ser um suporte importante para certas ações, podendo até funcionar isoladamente, dependendo sempre da adequação empresa, produto e público-alvo.

 

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS | Fernando Tassinari
Tradicional x Novo
Há casos em que é mais adequado se trabalhar pelos meios tradicionais, enquanto que em outros os meios digitais podem ser mais eficientes. Novamente, depende das características de cada cliente e da afinidade com os diversos meios e isso só se obtém com uma análise adequada da base de dados.
Uma vantagem real é que, se formos comparar uma mala direta tradicional com um e-mail marketing, o custo do segundo é mais baixo. Mas, por outro lado, seu impacto pode ser muito melhor, se for considerado isoladamente. No entanto, não acho essa comparação adequada, pois ela é meio míope. O e-mail marketing deve ter, por trás dele, uma estratégia digital mais ampla, que pode e deve incluir websites e redes sociais para dar suporte à mensagem.

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