Ame vira o programa de fidelidade da Americanas 

Operação passa a focar exclusivamente na experiência e vantagens para a carteira de 50 milhões de clientes da varejista

A Americanas anunciou que a Ame Digital, até então fintech da varejista, deixará de ser conta de pagamento digital e plataforma autônoma de produtos e serviços financeiros para se tornar o Programa de Fidelidade oficial da companhia. A nova estratégia, já em execução, busca fortalecer a aquisição de clientes e concentrar os esforços de fidelização e da oferta de produtos e serviços, em parcerias com instituições financeiras e seguradoras, para os milhões de consumidores e parceiros do físico e do digital. A primeira fase do novo programa deve ser lançada ainda neste semestre e prevê benefícios como acúmulo de pontos e troca por produtos. O movimento faz parte do plano de reestruturação da Americanas, com foco em uma operação mais ágil, rentável e eficiente.

Nesta nova fase, a marca Ame migra para a estrutura operacional da Americanas e se transforma em uma nova unidade de negócios da companhia sob a liderança do vice-presidente de clientes, Tiago Abate. O executivo ressalta que a Americanas está acelerando os esforços do seu plano de transformação e que todas as frentes do negócio devem se concentrar num mesmo objetivo. “A nova Americanas pede uma nova Ame, que seguirá sua vocação como uma forte alavanca de engajamento de clientes, mas com um modelo de negócio exclusivamente voltado para o nosso ecossistema que, por si só, já é imenso. Temos uma das maiores presenças do varejo brasileiro, um e-commerce que complementa a experiência do físico e uma base de clientes bastante relevante, maior até que muito programa de fidelidade.”

Nova proposta de valor

A nova unidade de negócio, por meio de parceria com instituições financeiras e seguradoras, reunirá a gestão completa da oferta de serviços financeiros como seguros, cartão de crédito e gift cards, além de um programa de vantagens gratuito, com acúmulo de pontos que podem ser utilizados em compras futuras, ofertas personalizadas, descontos, entre outros benefícios para os clientes das mais de 1.600 lojas, site e app da Americanas.

De acordo com o VP, o novo Programa terá como objeto de estudo a jornada integrada de consumo no físico e no digital, com uma base robusta de dados que vai retroalimentar a estratégia e ampliar os negócios com parceiros. “Os programas de fidelidade são uma demanda consolidada no mercado, com um claro valor percebido e ganhos potenciais nas taxas de retenção e retorno ao negócio, além da possibilidade de redução do custo de aquisição e aumento de venda por cliente único”, concluiu o executivo.

Com a mudança, a Ame deixará de atuar como Instituição de Pagamento, credenciadora e participante indireta do Pix. De acordo com esta estratégia de reposicionamento, a plataforma iniciou a comunicação das mudanças a usuários e parceiros. Na última segunda-feira (02), clientes e parceiros com saldo de cashback ou recebíveis foram informados que têm o prazo de 60 dias, a partir desta data, para resgate, transferência ou uso dos valores disponíveis na conta digital em compras nas lojas físicas da rede. Após o dia 02 de novembro, as contas de pagamento serão automaticamente canceladas quando o valor chegar a zero. As contas que não têm valores depositados já estão aptas a serem encerradas pelos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima