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Kesley Gomes, Latam LinkQ Director da Kantar

Após dois anos, consumidores ecologicamente conscientes voltam a crescer na AL

De acordo com estudo da Kantar, jornada em direção à sustentabilidade é diálogo repleto de paradoxos e dilemas éticos

Os eco-actives, consumidores mais comprometidos com a sustentabilidade, voltam a crescer após dois anos de queda. Em 2023, eles formam 18% da população e compõem um mercado de US$ 15 bilhões na compra de bens massivos de consumo. Os dados constam do estudo “Sustentar para ganhar: Desvendando práticas ecológicas para alcançar o crescimento de marca”, realizado pela Kantar, mostrando ainda que “a América Latina é uma região de contrastes quando o assunto é sustentabilidade. Por um lado, a Costa Rica é líder global em energias renováveis. Por outro, México e Brasil – inclusive com toda sua potência aquífera – enfrentam desafios na eficiência do uso da água.  Além de um lembrete do imediatismo e da gravidade dos desafios que enfrentamos, são um imperativo para uma gestão responsável e uma liderança visionária”, conforme análise foi feita por Kesley Gomes, Latam LinkQ Director da Kantar, ao divulgar, cuja proposta “é apresentar análises e recomendações estratégicas para orientar as indústrias a fazer mudanças fundamentais em torno à sustentabilidade, transformando-a de uma palavra da moda e intangível em modelo de ação”.

Na avaliação do executivo, embora o mais comum fosse que as pressões econômicas impactassem os comportamentos ecologicamente conscientes na América Latina, os dados contam uma história diferente. Além disso, as famílias menores podem, em breve, ultrapassar as maiores em práticas ecológicas. Isso porque 35% dos lares compostos por uma ou duas pessoas são segmentados como eco-actives pela Kantar na América Latina. Esse indicador se sobressai ainda mais na Argentina (52,7%).

Defensores do planeta 

“Os consumidores conscientes são uma força crescente que molda o futuro da indústria. Eles estão optando por marcas que se alinham aos seus valores. E se uma empresa consegue demonstrar um compromisso real com a gestão ambiental ou social, ela não apenas ganha uma venda, ganha confiança”, comentou Kesley. Ainda assim, algumas barreiras impedem que mais pessoas adotem uma rotina sustentável, compondo um grande contexto de desenvolvimento para a experiência de compra. Até mesmo os eco-cctives têm suas ressalvas, inclusive a respeito dos preços praticados pelos produtos que compõem a categoria (70%).

Conforme o relatório da Kantar, além de outros fatores como a dificuldade em encontrar esses itens (61%) e a falta de informação (55%), isso quer dizer que até os grupos mais engajados precisam de ajuda para entender o que estão comprando ou usando. “E a forma de uso é um dos pontos cruciais no contexto da indústria – o desperdício hoje é extremamente mal visto entre os consumidores. Avaliar as barreiras de forma interconectada é importante”.

Para Kesley, “isso significa que varejistas e fabricantes precisam buscar o protagonismo e liderar o caminho para os consumidores. Eles têm papel crítico a desempenhar no bem-estar da Terra em toda sua abrangência. Prova disso é que 50% dos latino-americanos procuram ativamente empresas que ofereçam formas de compensar seu impacto no meio ambiente e diversidade e 44% deixaram de comprar produtos devido ao seu efeito na natureza. Os consumidores estão mais informados do que nunca. A transparência não é uma vantagem, é um pré-requisito. Quer se trate de uma redução de ingredientes pouco saudáveis, de um compromisso com a sustentabilidade ou de um foco em elementos orgânicos, naturais ou de origem local, a visibilidade desses fatores não é negociável, é exigida”.

Conforme assegura o diretor da Kantar, a exploração sobre sustentabilidade mais recente não pretende ser uma mera nota de rodapé nas crônicas da jornada ambiental da América Latina. “Ela aspira a ser um farol, trazendo à superfície diferentes pontos de referência para um caminho transformador que temos pela frente. Não apenas reunimos dados, e sim descobrimos um apelo por mudanças abrangentes e significativas por parte do consumidor, que quer ter participação ativa neste contexto”.

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