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Alan Bavosa, vice-presidente de produtos de segurança da Appdome

App mobile: consumidor não abre mais mão de segurança por features

Pesquisa indica que 86% dos brasileiros priorizam segurança igual ou mais do que funcionalidades em aplicativos

Ao examinar as opiniões dos cidadãos sobre questões relacionadas à segurança e funcionalidade de aplicativos móveis, a Appdome, por meio do relatório “Expectativas do consumidor brasileiro sobre segurança de aplicativos móveis”, mostrou que os brasileiros atribuíram uma classificação mais elevada à segurança das aplicações móveis, ao ponto que 85,9% disseram que é tão ou mais importante se proteger contra ameaças de segurança, fraude e malware “do que obter novas funcionalidades”.

Esse resultado supera ligeiramente a média global de 86,3%. Por outro lado, apenas 14,2% dos consumidores brasileiros priorizam funcionalidades em detrimento da segurança. Os números permitem afirmar que uma maioria significativa dos consumidores brasileiros prioriza a questão de sua segurança antes de obter novas funcionalidades em aplicativos móveis.

“A voz do consumidor brasileiro é clara. Eles se preocupam profundamente com a proteção de aplicativos móveis, têm um alto nível de sofisticação do cenário de ameaças móveis e exigem os níveis mais avançados de proteção contra ameaças de segurança cibernética, fraude móvel e malware móvel. E eles procuram desenvolvedores de aplicativos móveis e marcas que oferecem essa proteção”, comenta Alan Bavosa, vice-presidente de produtos de segurança da Appdome.

Entretanto, quando se trata de responsabilizar as marcas pela segurança dos apps, mais de 77,1% dos usuários de Android e 78,7% dos usuários de iOS disseram que “provavelmente” ou “muito provavelmente” abandonariam uma marca se sofressem uma violação. Por outro lado, os brasileiros estão mais dispostos a promover e defender marcas que protegem seus dados e uso dos seus aplicativos. Quando se trata de promover marcas, os brasileiros são fiéis e se tornam fortes advogados da marca nas mídias sociais (45,6% dos usuários de Android e 53,3% dos usuários de iOS).

Expectativas de mulheres vs homens 

No Brasil, usuários do sexo feminino e masculino têm opiniões semelhantes sobre as consequências e benefícios de proteger o uso de aplicativos móveis. Tanto homens quanto mulheres acreditam que todos os aplicativos devem ter a maior segurança possível, esperando que essas ferramentas tenham proteção avançada para os usuários que as utilizam permanentemente.

Em termos de números, 55% das mulheres e 47,7% dos homens afirmaram que “muito provavelmente” abandonariam um aplicativo se fossem invadidos ou hackeados. Além disso, mulheres (51,3%) e homens (45,5%) defendem fortemente as marcas que protegem os seus dados nos apps que usam.

“Os dados dão um panorama muito claro de que os consumidores brasileiros valorizam muito a proteção de aplicativos móveis e percebem que alguns dos apps que eles usam não atendem às suas expectativas de segurança e proteção contra ameaças avançadas, especialmente no que diz respeito a proteção de dados pessoais. As marcas que abraçam essa ‘nova realidade’, onde desenvolvem novas formas de oferecer segurança como parte da experiência, podem obter uma vantagem competitiva e transformar a demanda mobile”, conclui o vice-presidente.

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