Apple e Google se mantém como marcas mais valiosas

0
15
A Interbrand anunciou que a Apple, a Google e a Microsoft são as três marcas mais valiosas da edição 2017 do Best Global Brands, que mais uma vez destaca a tecnologia como setor dominante. O ranking, em seu décimo oitavo ano, tem o tema “Growth in a Changing World” (Crescimento em um Mundo em Transformação) e examina três pontos principais no crescimento: Pessoas, Tecnologias e Marcas.
“Estamos vivendo um dos períodos mais emocionantes de mudanças – sociais, tecnológicas e industriais – que impactam todo aspecto do comércio e da vida”, afirma Jez Frampton, CEO global da Interbrand. “Nesse contexto de transformações constantes, o crescimento torna-se mais desafiador, que é o motivo pelo qual os negócios precisam das marcas mais do que nunca. O Best Global Brands entende que as marcas são a plataforma para o crescimento”, reforça.
DESTAQUES
Pelo quinto ano consecutivo, Apple e Google ocupam as primeiras posições. A Apple cresceu 3% e tem valor de marca de USD$ 184,154 milhões, enquanto que o Google cresceu 6% chegando a um valor de marca de USD$ 141,703 milhões. Microsoft saltou para o #3, como uma das dezesseis marcas com um crescimento de dois dígitos. Seguindo a Coca-Cola que está em #4, vêm Amazon, Samsung, Toyota e Facebook, que entra pela primeira vez no top 10 em #8. Mercedes-Benz e IBM completam o top 10.
 
As cinco marcas que mais cresceram são Facebook (48%) – pelo segundo ano consecutivo-, Amazon (29%), Adobe (19%), Adidas (17%) e Starbucks (16%). Além disso, esse ano, além da Ferrari que entrou na lista em #88, são estreantes a Netflix e a Salesforce.com, respectivamente em #78 e #84.
Mais da metade das Best Global Brands compõe quatro setores: automotivo (16), Tecnologia (15), Serviços Financeiros (12) e Bens de Consumo (9). O varejo é o setor que mais cresceu em termos de porcentagem (19%), seguido dos setores de Artigos Esportivos (10%), Tecnologia (8%), Logística (7%) e Serviços Financeiros (6%).
MARCAS BRASILEIRAS
Assim como nos anos anteriores, as marcas brasileiras ainda não atendem aos critérios para entrar no rol das marcas globais mais valiosas. Algumas possuem valor financeiro, porém não têm presença global. A Interbrand acredita que o momento em que nossas marcas estarão entre as mais valiosas do mundo está mais próximo. “O Brasil teve uma contribuição importante no expressivo crescimento das marcas de tecnologia no ranking de 2017. Basta olhar para os números do Facebook, Google e Netflix no país – apenas para citar alguns – para constatar que os brasileiros têm uma relação muito forte com estas marcas”, avalia Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand.
METODOLOGIA
O Best Global Brands analisa como as marcas crescem em um mundo em transformação, mostrando que o uso da tecnologia para a entrega de experiências mais humanas ajuda na geração de valor econômico. Essa metodologia de valoração de marca, desenvolvida pela Interbrand, foi a primeira a receber a certificação ISO. O ranking é construído com base em três atributos principais, que contribuem para o valor acumulado de uma marca: a performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca; o papel da marca na decisão de compra do consumidor; e a força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.