Fausto Lopes, diretor de sucesso do cliente e gestão de contas da Arquivei

Áreas fiscais e contábeis viram nichos estratégicos com digitalização

Diretor da Arquivei descreve os caminhos da plataforma que coloca inteligência nos controles contábeis e financeiros

Dentro da progressiva utilização de tecnologia no dia a dia das organizações, a digitalização de documentos fiscais corporativos acaba suprindo diversas funções que crescem na mesma medida dos avanços tecnológicos. Ou seja, ao mesmo tempo em que são automatizados os antigos e repetitivos trabalhos manuais na emissão de notas fiscais e controles contábeis, por exemplo, surge a possibilidade de uma gestão mais efetiva no nível de compliance e inteligência de dados para tomadas de decisões estratégicas em um ambiente que era, antes, puramente burocrático. É nessa transição para a nova realidade que nasceu, em 2013, a Arquivei, cujos aportes de recursos recebidos nos últimos anos vem lhe permitindo crescer com uma carteira de clientes ávidos por uma plataforma capaz de integrar os vários sistemas como SAP, Totvs e outros, para uma gestão mais dinâmica e produtiva, conforme detalhou Fausto Lopes, diretor de sucesso do cliente e gestão de contas da Arquivei, convidado de hoje (19) da 739ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Transformar burocracia em oportunidades para os clientes foi o resumo inicial dado por Fausto ao exprimir o propósito da Arquivei nesses 10 anos de existência da startup. Segundo ele, a plataforma nasceu de uma inquietação vivenciada por um dos fundadores diante da falta de tecnologia para, no passado, apurar documentos fiscais em tempo real na organização em que trabalhava. Nessa direção, enquanto trabalhava na busca e construção de uma solução para resolver o problema, deparou-se com a evidência de que sua dor não era algo particular, mas sim de todo o mercado. A constatação gerou a startup, nascida na cidade paulista de São Carlos, um dos polos de inovação e tecnologia no estado. Ao longo dos anos, começou a atrair investidores com aportes significativos, como o obtido em 2021, no valor de R$ 206 milhões, em roda liderada pela Riversood e que conduziu a organização à aquisição de uma de suas principais concorrentes.

Segundo o diretor, passam hoje pela plataforma mais de 2,5 bilhões de documentos, o que representa mais de 13% de todas as NFes emitidas no País e 15% de todos os CTes (Conhecimentos de Transporte Eletrônico). “Tornamo-nos líderes do mercado de gestão de documentos fiscais, acumulando 4 trilhões em notas transacionais somente em 2022”, assegurou ele, ao afirmar que a base de clientes é formada desde pequenos escritórios de contabilidade até grandes organizações com suas complexas áreas contábeis, fiscais e financeiras, o que abrange todos os segmentos no modelo B2B, levando a Arquivei a concretizar a automação dos processos em mais de 120 mil empresas. “É dessa forma que resolvemos o problema do pequeno que é obrigado por lei a gerir sua documentação, mas também solucionamos questões que envolvem corporações de grande porte com seus rígidos sistemas de compliance, podendo citar como exemplos o Habib’s, C&A, PicPay, Burger King, Avon, entre muitos outros.”

Sintetizando o core business da startup, Fausto o classifica como um trabalho de tax transformation, já que tem como premissa guiar a vida financeira das empresas por meio do poder exercido pelos documentos fiscais. Nessa linha, o executivo foi indagado sobre quais seriam os principais fatores que conduziriam grandes marcas a procurarem a plataforma, uma vez que elas mesmas já possuem áreas contábeis e financeiras estruturadas e tecnológicas. Fausto explicou que essas companhias fazem a gestão toda por meio de várias soluções e fontes de emissão e armazenamento documental, demandando uma plataforma capaz de operar uma eficaz integração e agregar inteligência no trabalho com esses dados. “Conseguimos cruzar essas informações com outras bases, gerando visões muito específicas que ajudam na tomada de decisão e na gestão estratégica. Além de conseguir realizar uma auditoria sobre vários tipos de documentação acumulada em anos de trabalho e que podem trazer à tona problemas não solucionados à época.”

Houve tempo, ainda, ao longo da live, para o diretor detalhar de que forma a Arquivei impulsiona negócios nos pequenos e médios escritórios ao permitir acesso, dentro da plataforma, a aplicativos que melhoram a gestão do empreendimento, além de falar sobre o caráter de centralidade no cliente que surgiu desde a fundação da startup, já dentro de uma cultura de customer success (CS) vista como área estratégica e não mero centro de custos, o que considera um dos principais fatores do êxito e crescimento da empresa. “Não se trata de uma área, mas sim de uma cultura, havendo o entendimento de que todos os setores da organização estão conscientes do valor estratégico da centralidade do cliente e que todos são responsáveis por manter essa cultura evidenciada na prática.” É a partir dessa realidade que a experiência do cliente em cada touch point com a startup pode ser conferida se está plenamente satisfatória. Ele contou também de que forma tudo isso é garantido no dia a dia, além de trazer aspectos de inovação, inclusive utilizando recursos de IA, sem perder o relacionamento humanizado cultivado desde o início.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 738 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (20), recebendo Mellina Casseb de Almeida, gerente de qualidade corporativa da Seara, que abordará o atendimento como diferencial para surpreender o cliente; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Consumo: O que mudou no hábito de alimentação do brasileiro?”, reunindo Leonardo Afonso, CEO da Papapá, Guilherme Sortino, co-fundador e CFO da Typcal, Saulo Marti, co-fundador e CMO da Diferente, e David Fiss, diretor de serviços ao cliente e novos negócios da Kantar Worldpanel.

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