As 100 empresas mais inovadoras em TI

0
10


A IT Mídia revela o resultado do estudo anual “As 100 + Inovadoras em TI”, promovido pela InformationWeek Brasil com executivos de TI e Telecom das maiores empresas do país. O estudo tem como objetivo montar um raio-X abrangente do uso de tecnologias pelas corporações. O conceito de “empresa inovadora”, que embasou toda a pesquisa, foi definido a partir da idéia de “pioneirismo”.

Para eleger as 100 empresas que mais inovaram no uso de tecnologia de informação no país, a IT Mídia convidou os principais executivos de TI das maiores companhias do país a responder um questionário, envolvendo 35 tecnologias em 14 setores da economia. Nesta quinta edição do estudo, as empresas foram divididas nas seguintes categorias:

1) Comércio – Atacado e varejo – Vencedora: Petrobras Distribuidora

2) Finanças – Bancos e Seguradoras – Vencedora: Bradesco

3) Governo – Vencedora: Serpro – Serviço Federal de Processamento de dados

4) Indústria de Construção e Materiais de Construção – Vencedora: Votorantim Industrial

5) Indústria de Bens de Consumo não-duráveis – Vencedora: Souza Cruz

6) Indústria Automotiva e Autopeças – Vencedora: General Motors

7) Indústria Eletroeletrônica – Vencedora: Siemens

8) Indústria de Papel e Celulose – Vencedora: Suzano Celulose e Papel

9) Indústria Farmacêutica e de Cosméticos- Vencedora: Johnson & Johnson

10) Indústria Química e Petroquímica – Vencedora:Rhodia Brasil

11) Indústria Siderúrgica e Metalúrgica – Vencedora: Alcoa Alumínio

12) Serviços de Infra-estrutura, Transporte e Saúde. – Vencedora: RGE – Rio Grande Energia

13) Serviços de Educação e Comunicações – Vencedora: Editora Abril

14) Telecomunicações – Vencedora: Brasil Telecom

A Pesquisa – O estudo abrange 35 tecnologias e se apóia numa metodologia tradicional e de grande credibilidade desenvolvida pela InformationWeek americana. Essa metodologia foi adaptada para o Brasil com a participação da MBI Consultoria e do núcleo de pesquisas da empresa, o IT 360º. Ele revela quais as tecnologias usadas pelas corporações, considerando a data de implantação de cada uma e o impacto por ela gerado na empresa.

O objetivo é mostrar como a tecnologia pode ser propulsora da inovação dentro das corporações, contribuindo definitivamente para o negócio. Por isso, os temas variam de sistemas ERP à biometria, passando por ambientes wireless, linguagem de programação e softwares para gestão do relacionamento com os clientes (CRM).

Todas estas tecnologias receberam pesos, bem como o período de implantação das mesmas, e cada empresa foi comparada com o seu setor, no que diz respeito às tecnologias e ao ano de implantação das mesmas. A partir do total de pontos de cada empresa foi criada a lista geral das empresas mais inovadoras no uso de TI, formando um ranking de 100 empresas.