O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

As marcas no universo digital



O mundo digital é um espaço cada vez mais estratégico para ampliar a visibilidade de empresas e marcas. E, hoje, elas são constantemente monitoradas pelos consumidores do universo digital. De acordo o levantamento “Decodificando as Necessidades Digitais”, reailzado pela TNS Research International, 92% dos usuários de Internet pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços em websites (Mercado Livre, Busca-Pé, entre outros) e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. O boca-a-boca virtual também começa a ganhar credibilidade, uma vez que 50% deles já mudaram de opinião sobre a eventual compra de um produto, baseando-se em uma avaliação negativa e 28% decidiram uma compra em função de avaliação de fóruns.

 

O levantamento constatou também que a maioria dos entrevistados (99%) utiliza prioritariamente a rede para enviar e receber e-mails; checar as contas nas redes sociais (93%); participar de chats on-line/mensagens instantâneas (92%); fazer uploads de fotos ou vídeos ou escrever mensagens para suas redes sociais (90%) ou para o  Twitter (44%). Para o estudo, foram entrevistados 1.000 usuários de Internet de ambos os sexos, com 16 a 35 anos, e residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

 

As redes sociais são utilizadas pelos entrevistados principalmente para acesso e compartilhamento de informações (43%), mas também são percebidas como um espaço pessoal (32%) ou que permitem pertencer e ser aceito em grupos de amigos (24%), além de possibilitar expressar desejos e mostrar um lado que as pessoas desconhecem (22%) ou, ainda, descontrair, fugir da pressão diária e ter liberdade de expressão (21%). De acordo com Ana Sequeira, gerente da área de consumo da TNS Research International e responsável pelo estudo, as comunidades virtuais oferecem às empresas uma oportunidade de interagir e gerar identificação com o consumidor. “Mas isso deve ser feito de forma sutil e não invasiva”, avisa.

 

Blogs, sites e fóruns

O estudo da TNS constatou também que 56% dos entrevistados escrevem em blogs; 42% lêem blogs de pessoas desconhecidas; 63% comentam experiências sobre produtos e serviços e 52% acessam essas mídias para obter informações sobre o que pretendem comprar. Escrever em blogs é uma atividade diretamente relacionada às necessidades de busca de prestígio, auto-desenvolvimento e liberdade de expressão. “Reconhecer e potencializar os conteúdos desse canal, tornando o blogueiro conhecido dentro e fora da  rede é uma boa oportunidade para as marcas”, ensina a pesquisadora.

 

Para a maioria dos entrevistados (59%), a prática de consultar blogs, sites e fóruns está diretamente associada à necessidade de segurança e de controle (no sentido de gerir a vida) e também a questões de tempo e de dinheiro (38%). Outras vantagens apontadas pelos internautas são o acesso imediato a notícias relevantes, a captação de informações sobre o mercado e a possibilidade de acesso a diferentes pontos de vista sobre assuntos específicos (29%). “Monitorar os acessos às marcas e facilitar os mecanismos de busca é outra iniciativa que pode ser adotada pelas organizações”, reforça a executiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima