O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

As mulheres por trás dos carros da Ford



A Ford anunciou uma nova geração de plataformas globais, com veículos como o New Fiesta, a Nova Ranger e o futuro EcoSport, que têm em comum a participação direta de engenheiras e técnicas brasileiras na criação e desenvolvimento. Uma delas é Cláudia Reichel, que foi a primeira gerente mulher na engenharia da marca e hoje é especialista em planejamento de veículos. “Na Ford tive a oportunidade de uma carreira dinâmica, com muitos desafios, entre eles a liderança de um grupo de engenheiros no Brasil e nos Estados Unidos. Hoje meu trabalho é definir as fases iniciais de um projeto, determinando as características dos futuros carros compactos da marca, o segmento mais importante do mercado”, diz.

 

Detalhes da cabine são o foco da designer Luciana Jansen, que trabalha no projeto do primeiro carro global da empresa desenvolvido na América do Sul, o futuro EcoSport. Ela coordenou a criação de novas texturas para o veículo na Inglaterra e, nesse meio tempo, deu à luz ao primeiro filho, Lucas, hoje com 7 meses e meio. “Fiquei seis meses de licença cuidando do bebê. Essa fase foi muito importante e agora ao retornar ao trabalho é bom ver o reconhecimento dos resultados do novo carro. Nosso trabalho está sendo valorizado em todo o mundo”, destaca.

 

Ajudando a refinar as características de dirigibilidade e conforto dos veículos, as motoristas de testes Ângela Cândido da Silva e Bruna Cristina da Silva, mãe e filha, compartilham o gosto por carros no campo de provas da Ford, em Tatuí (SP). “No início, não acreditava que aceitariam uma mulher. Fiz todos os testes como os demais candidatos e, para minha surpresa, fui contratada”, diz Ângela, que se tornou a primeira mulher a testar carretas na Ford, onde está há sete anos. A filha, Bruna, 24, também prefere os caminhões. “As pessoas custam a acreditar, não só por ser mulher, mas também porque sou muito nova. Mas quando me veem dirigindo uma carreta acham legal. É emocionante poder testar carros antes de todo o mundo, como o novo EcoSport”, brinca a futura estudante de engenharia mecânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima