A CLM Software, especializada em soluções para segurança da informação e website metrics, registrou 40% de aumento nas vendas dos produtos da família WebTrends para medição de audiência na internet, no primeiro trimestre de 2004. De acordo com Gabriel Camargo, gerente de produto da CLM, este incremento deveu-se, principalmente, à expansão do número de usuários de banda larga, cujas bases de assinantes do serviço das operadoras Telemar, Brasil Telecom e Telefônica, em 2003, tiveram saltos de 427%, 100,4% e 45,3%, respectivamente. “Com o aumento do número de pessoas com internet rápida, houve um incremento no número de horas de navegação também. Neste contexto, tornou-se vital adquirir ferramentas para conhecer melhor este novo público e, assim, maximizar os investimentos”, explica.
“Os recursos do WebTrends tornaram-se indispensáveis para que as empresas que baseiam seus negócios na web, obtenham informações estratégicas para apoiar políticas de e-marketing, e-commerce, atualização e navegação de portais B2B, entretenimento, informação e varejo”, salienta Camargo. Para se ter uma idéia da importância desses dados, segundo o Gartner, mais de 50% das vendas pela web são perdidas porque os visitantes não conseguem achar o conteúdo desejado e, um estudo da Zona Research, apurou que mais de 40% dos visitantes não voltam a visitar o site devido a uma experiência negativa.