O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Leandro Scalise, CEO da RankMyApp

BBB 23 não impacta favoravelmente nos apps dos patrocinadores 

Análise da RankMyApp aponta pouco impacto durante a realização do programa, com destaque para o baixo número de reviews relacionados ao tema

Há pouco mais de um mês, chegou ao fim a 23ª edição do Big Brother Brasil, um dos programas de televisão mais assistidos no país, que chama a atenção não apenas pelo engajamento das torcidas nas redes sociais, mas também pela fila de patrocinadores em busca de visibilidade. Pensando nisso, a RankMyApp, especializada em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first, realizou um estudo com informações detalhadas sobre os anunciantes e como os aplicativos são impactados no período do reality show.

Um dos dados que chama a atenção é a quantidade de reviews. Considerando o número de avaliações que citam o BBB na comparação com o total de menções às marcas, foi registrado um baixo percentual, com mínimo impacto. Além disso, 88% dos reviews que citam o programa foram classificados como reclamações e apenas 6% registraram elogios.

“Pelo que observamos, os usuários reclamam que o alto investimento em publicidade no BBB 23 deveria ser voltado para tecnologia, suporte e desenvolvimento do aplicativo. Ao ativar campanhas de awareness desse porte, as empresas devem investir internamente junto ao seu time de tecnologia para preparar seus apps e demais canais, de modo a suportar tamanho volume de novos usuários”, analisa o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise.

De acordo com o executivo, “em alguns pontos, questionamos o fato de que, se o app se propõe à exposição em massa por meio do programa, deve antes estar preparado para o aumento de acessos, a fim de evitar falhas logo na tela de login, o que compromete o desempenho e a posterior avaliação do usuário”.

Reviews sobre cada marca 

No app do Carrefour, supermercado oficial da edição 2023, em janeiro, foram apenas 15 reviews citando o Big Brother, de um total de 857 (número que representa apenas 1,75%); no mês de fevereiro, foram 23, de um total de 663 (3,47%); em março, foram registrados 13 reviews, de 464 no total (2,80%); e, em abril, 6 reviews de 433 (1,39%). E, quando observados os dados do aplicativo das Farmácias Pague Menos, os números são ainda menos significativos: em janeiro, foi registrado apenas 1 review citando o Big Brother, de um total de 211 (0,47%); em fevereiro, foram 3 do total de 235 (1,28%); em março, não houve registro; e, em abril, 1 review de 250 (0,40%).

Já o app do Quinto Andar registrou em janeiro apenas 2 reviews que citam o BBB, de um total de 274 (0,73%); em fevereiro, foram 5 de 277 (1,81%); em março, 2 de 293 (0,68%); e, em abril, 1 review de 300 (0,33%). Ao passo que os dados do aplicativo da Riachuelo apresentaram registro de review citando o BBB apenas no mês de fevereiro: foi uma citação do total 408, o que representa o percentual de 0,25%. No app da Stone, nova patrocinadora em 2023, houve registro apenas em fevereiro e em abril: ambos com 1 review de 198 (0,51%). E, em relação ao Zé Delivery, no mês de janeiro, foram registrados 3 reviews citando o Big Brother de um total de 1.702 (0,18%); em fevereiro, foram 10 de 2.072 (0,48%); e, em março, 4 de 2.070 (0,19%).

Evolução dos ratings

A equipe da RankMyApp analisou ainda outra variável que considera importante e deve ser considerada pelas marcas durante patrocínios como no BBB. O estudo apresenta a evolução dos ratings durante o programa e compara com o mesmo período do ano passado, para verificar se houve grande incremento de volume ou notas mais altas.

Com uma maior variação positiva no percentual de reviews 5 estrelas, os aplicativos que registraram mais satisfação entre os usuários no comparativo de 2022 e 2023 foram: Zé Delivery (93.646), Ton (36.460) e Riachuelo (9.392). Quando considerada a maior variação positiva no percentual de avaliações, os aplicativos considerados mais populares são: TikTok (2.182.829), Zé Delivery (98.761) e Stone (22.955). Enquanto a maior variação positiva no porcentual de rating médio foi notada nos apps TikTok (0,02), Stone (0,02) e Zé Delivery (0,01).

No geral, os aplicativos que tiveram melhor desempenho foram TikTok, Zé Delivery e Stone, todos com um aumento significativo no número total de avaliações, na totalidade de avaliações com cinco estrelas e no rating médio.

“Nosso estudo disponibiliza informações privilegiadas, pois reunimos análises que permitem um melhor gerenciamento para aplicativos da Google e Apple que estão buscando estratégias de marketing para investir em programas como o BBB. É preciso que as empresas invistam em uma equipe de especialistas para monitorar e analisar os resultados da estratégia de marketing em tempo real, para poder realizar ajustes e melhorias ao longo do programa”, indica Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima