De acordo com a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – o setor espera faturar cerca de R$ 3,45 bilhões durante a Black Friday. O montante é 18% superior em relação ao ano anterior.
Segundo a entidade, o ticket médio será de R$ 340 e as categorias mais procuradas são informática, celulares, eletrônicos, moda, acessórios, casa e decoração. “O mais importante nesse momento é se preparar para a data. Garantir uma plataforma com boa estabilidade, facilidade na navegação, qualidade na entrega etc.”, menciona o CEO da consultoria Dr. e-commerce, Thiago Sarraf.
A expectativa é que o número de pedidos chegue a 10,13 milhões, alta de 18% se comparado ao ano anterior. “Esperamos um crescimento de 50% nas vendas. Já começamos a pensar nas estratégias e promoções, o próximo passo será verificar o estoque para nos certificarmos que todo mundo receberá o produto, no prazo e com qualidade.”, diz a dona da Dassi Boutique, Sirlene Costa.
Outra pesquisa, realizada pela plataforma Zoom, mostra 95% das pessoas pretendem comprar na Black Friday, e 66% estão pensando em aproveitar a data para antecipar as compras de Natal. O estudo, realizado com mais de 4 mil pessoas, ainda mostra que 98% das pessoas buscam informações e monitoram o preço dos produtos que pretendem adquirir.
“O grande diferencial desta edição será as novas tecnologias, alguns e-commerces já aceitam pagamento via QRCode, outros usam gamification e countdown para impulsionar as vendas e motivar os clientes.”, alerta o fundador da Codeby, empresa de tecnologia, Fellipe Guimarães.
Para 74%, o principal fator decisório de compra é o preço. “O preço sempre foi e vai continuar sendo um fator importante na decisão de compra, todo consumidor quer ver seu dinheiro render. Por isso, usamos descontos agressivos em nossos produtos durante a data. A ideia é que o cliente tenha um produto de qualidade com custo acessível.”, destaca a CEO da Francisca Joias, maior e-commerce de semijoias do Brasil, Sabrina Nunes.
Caso o e-commerce ainda não tenha um layout responsivo, pode estar despreparado para uma boa parte dos consumidores. De acordo com a pesquisa sobre a Black Friday de 2017, compras realizadas via mobile cresceu em 81,8%, equivalente a quase 30% das compras realizadas no período foram feitas via mobile.
“O empresário hoje precisa acompanhar as tendências, se preparar para as datas comemorativas. Na verdade, mais que isso, o comerciante precisa estar preparado durante todo o ano, seja com novos produtos/serviços, ações de marketing, acessibilidade no site. É necessário se adaptar, pois o cliente não espera. Hoje há muitas opções e ele só irá comprar com quem atender suas expectativas.”, pontua a co-fundadora da Camys, e-commerce de camisetas premium, Luísa Morato.