Eduardo Mônaco, diretor-presidente da ClearSale

Black Friday: prevenção e antecipação no combate às fraudes

Essa data representa uma força positiva na economia, mas só atinge seu potencial quando é vivenciada com conhecimento e precauções

Autor: Eduardo Mônaco

Quando o assunto é Black Friday, não é de hoje que consumidores e varejistas se veem diante de um cenário ambivalente, à primeira vista complexo: ao mesmo tempo em que o período de grandes compras impulsiona vendas no varejo, compradores e vendedores precisam estar um passo à frente para evitar fraudes, já que cibercriminosos estão à espreita, apenas esperando para explorar as vulnerabilidades da temporada de ofertas.

Diante desse descompasso, em que economizar nas compras de final de ano esbarra em precaver golpes, a Black Friday desempenha um papel crucial no impulso econômico do varejo, e não será diferente neste ano. E é claro que a facilidade de comprar com um clique faz do e-commerce o grande protagonista da data, visto que 67% dos brasileiros pretendem ir às compras e mais de 91% devem recorrer aos canais on-line para obter informações sobre descontos e produtos, segundo dados levantados em julho deste ano pelo Google.

Além disso, o Brasil é um dos principais mercados globais para o comércio eletrônico, tendência que se intensificou durante a pandemia e, de acordo com um estudo da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line, publicado em julho de 2023, mais de 55,1% dos adultos brasileiros preferem comprar on-line em vez das lojas físicas. Para efeito de comparação, a pesquisa também revelou que a preferência do País supera até mesmo a média global, que representa apenas 40,1%.

Os dados apresentados até aqui reforçam não só a crescente demanda e as oportunidades comerciais do período, mas revelam a necessidade de preparar o campo e implementar medidas de segurança para manter a integridade do evento. Afinal, embora os alertas de ações fraudulentas já estejam presentes há algum tempo entre a população, de um lado, alguns lojistas parecem ignorar a falta de preparação; do outro, consumidores subestimam precauções básicas para evitar cair em golpes durante as compras.

Vendedores: prevenção é a melhor oferta

Planejamento e antecipação são a bússola norteadora para evitar surpresas desagradáveis em compras on-line. E isso começa no investimento em infraestrutura para garantir sobretudo estabilidade, ou seja, um site seguro e robusto o suficiente para suportar picos de acessos durante as buscas por descontos. Vale ressaltar que a capacitação da equipe à frente da plataforma é importante, visto que o atendimento humanizado, com foco em resolver problemas e mitigar eventuais riscos, é essencial para garantir a satisfação do consumidor.

Nesse cenário, uma das maiores preocupações dos consumidores é a confiança no e-commerce em relação à sua segurança. Contar com uma solução antifraude que analisa todas as transações realizadas é uma das estratégias-chave para gerar confiança no cliente e proteger as compras de ações fraudulentas. Parcerias nesse sentido permitem, também, que o lojista entenda os hábitos de consumo da sua base de clientes para identificar ações suspeitas e possíveis ameaças de fraudes.

Consumidores: é hora de redobrar a atenção

Muitos sites de agentes maliciosos atraem as vítimas por falsas ofertas. Certifique-se de que o site possui a sigla ‘https’ no endereço da web, se atentando a presença do ícone de um cadeado na parte inferior do navegador, e sempre pesquise a reputação da loja em plataformas de avaliação antes de efetuar a compra. Vale ressaltar que dados oficiais da empresa, como CNPJ, endereço físico e informações de contato devem estar no radar da sua pesquisa, uma vez que sites falsos podem omitir essas informações.

Além disso, é importante estar atento a descontos significativamente maiores para pagamento via boleto, porque sites fraudulentos frequentemente oferecem preços mais baixos nessa modalidade. A mesma atenção para ofertas mirabolantes recebidas por e-mail, redes sociais, SMS ou WhatsApp. Na dúvida, não clique em links estranhos, mesmo se tiver recebido de pessoas confiáveis, e procure as ofertas diretamente nos canais oficiais.

Finalizo ressaltando que a Black Friday é uma força positiva na economia, mas só atinge seu potencial quando é vivenciada com conhecimento e precauções, buscando transformar esse evento de grandes ofertas em uma experiência oportuna e segura para ambos os lados do balcão. Uma Black Friday segura acontece com a responsabilidade compartilhada.

Eduardo Mônaco é CEO da ClearSale.

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