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Mário William Esper, presidente da ABNT

Brasileiros consideram normas técnicas importantes no dia a dia

Primeiro levantamento nacional realizado para a ABNT mostra a visão da sociedade sobre a normalização de produtos e serviços

O Instituto FSB Pesquisa realizou levantamento a pedido da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para avaliar a posição do consumidor brasileiro sobre a normalização de produtos e serviços. Segundo a sondagem, 65% dos brasileiros afirmam ser algo importante para maior segurança no consumo do dia a dia, 66% para que produtos de uso diário não façam mal nem agridam ao meio ambiente  e 57% para que sejam criados ou produzidos cada vez mais com base em inovação.

O estudo foi realizado em março de 2022, com uma amostra de 1.000 entrevistas por abordagem on-line em todas as regiões do país. E traz um panorama nacional referente a busca pela segurança e qualidade de produtos e serviços e o impacto na vida das pessoas.  Ainda segundo esses dados, 56% dos entrevistados entendem que as normas contribuem para os avanços tecnológicos e a boa prática de gestão, 61% acham que fornecem aos governos uma base técnica para saúde, segurança e legislação ambiental, e avaliação da conformidade, 44% acreditam que elas facilitam o comércio entre países tornando-o mais justo, 43% que disseminam inovação, 65%  que tornam o desenvolvimento, a fabricação e o fornecimento de produtos e serviços mais eficientes, mais seguros e mais limpos e, para 46%, que  tornam a vida mais simples provendo soluções para problemas comuns.

Inovação
“As normas têm uma enorme e positiva contribuição para a maioria dos aspectos de nossas vidas, pois são as principais referências no desenvolvimento de soluções, produtos e serviços disponíveis e que estão mais presentes no dia-a-dia, desde a roupa que vestimos ao alimento que chega à mesa”, revela Mário William Esper, presidente da ABNT. Segundo ele, a pesquisa trouxe também as principais percepções do brasileiro quando o assunto é inovação. De acordo com o levantamento, 82% da população entendem uma situação como sendo inovadora quando que se trata de uma mudança que torna a vida das pessoas mais simples ou prática; 72% acreditam que uma mudança que reduz o custo de um produto ou serviço é uma inovação; 23% consideram inovação quando um produto/serviço passa a ter algum tipo de certificação ou selo e 19% avaliam uma mudança no design de um produto.

Quando estimulados a falar sobre o que consideram inovação, 37% dos brasileiros entendem que seja o lançamento de algo novo, enquanto 34% acreditam no aperfeiçoamento de um produto ou serviço, 10% relacionam a algum avanço tecnológico e apenas 4% à soluções facilitadoras. Para 23% dos entrevistados, a tecnologia é o atributo mais associado à ideia de inovação, acompanhado de novidade e criatividade com 13% cada uma e para 11% trata-se da aplicação de alguma mudança.

A pesquisa de opinião quantitativa contou com amostra representativa dos brasileiros com acesso a internet no país com idade a partir de 18 anos, de classes ABC, nas 27 Unidades da Federação ( UFs ). Amostra com controle por sexo, idade e região. A margem de erro no total da amostra é de 3 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 10 e 30 de março de 2022.

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