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Brasileiros estão mais otimistas em relação ao futuro

A 11ª edição da pesquisa Perspectivas, realizada em parceria por Acrefi/ Kantar TNS – antes da greve dos caminhoneiros, revela aumento do otimismo dos brasileiros em relação ao futuro: 29% dos entrevistados se disseram mais otimistas, contra 23% da última avaliação, feita em outubro de 2017. O levantamento mostrou também que 31% acreditam que o crescimento do País vai melhorar, porcentagem próxima ao nível mais alto da série histórica, mas 33% não têm certeza de quando isso vai acontecer.
De acordo com o estudo, os brasileiros pensam que sua situação financeira pessoal e seu padrão de vida irão melhorar. Ambos trouxeram os maiores números de toda a série histórica da pesquisa: 46% e 40%, respectivamente. Ainda sobre a situação pessoal, 39% acham que a capacidade de fazer compras para casa vai melhorar, avanço em relação a 2017, quando o índice foi de 34%.
Para Valkíria Garré, CEO da Kantar TNS Brasil “neste ano, podemos ver um consumidor ainda mais otimista do que estava no final de 2017 em relação à situação do país: crescimento da economia, consumo das famílias e oferta de crédito”. “O mesmo se passa com a situação pessoal: crescem as perspectivas com relação à capacidade de fazer investimentos, compras e situação financeira geral. Mesmo que ainda preocupado, ele está mais confiante.”
Até em relação ao desemprego a visão dos entrevistados está mais otimista: 40% acreditam que o número de desempregados não vai aumentar nos próximos meses. Esse é o nível mais positivo desde que a pesquisa começou a ser realizada, em junho de 2015, quando o indicador foi de 16%.
CRÉDITO
O número de entrevistados que acham que a oferta de crédito vai piorar caiu significativamente: 34% fizeram essa estimativa, em comparação a 42% em 2017. Já a porcentagem de pessoas dispostas a tomar crédito aumentou de 19% para 24% em 2018, sendo o financiamento imobiliário a principal linha para esses entrevistados.
Para o presidente da Acrefi, Hilgo Gonçalves, os resultados demonstram que as ações de cidadania financeira estão surgindo efeitos positivos. “Acreditamos que esse comportamento do consumidor contribui para um ambiente de crédito mais saudável, logo, gerando um crescimento sustentável”.
O estudo revelou ainda que 52% dos pesquisados afirmaram ter contas em atraso, sendo 52% delas referentes a TV a cabo , luz, água, aluguel e condomínio, entre outros, enquanto 39% estão em atraso no cartão de crédito e 25% em carnês. Nas principais contas a pagar, aparecem os mesmos itens, com destaque para cartão de crédito (65%).

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